Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Chile

 

Última atualização: 2018-04-24

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

   

Informação geral

O Chile é um dos países da América Latina mais estáveis e prósperos. Tem boas condições em termos de desenvolvimento humano,competitividade, qualidade de vida, estabilidade política, globalização, liberdade económica, baixa perceção de corrupção e índices comparativamente baixos de pobreza, ainda que exista um alto nível de desigualdade de rendimentos. Em maio de 2010, o Chile tornou-se o primeiro país sul-americano a aderir à OCDE. É um dos membros fundadores das Nações Unidas e da União de Nações Sul-Americanas.

O Chile estende-se ao longo da vertente ocidental dos Andes, tendo 4230 km de comprimento e entre 100 km a 350 km de largura. Divide-se em 16 Regiões administrativas que correspondem a 3 regiões naturais: o norte, que é sobretudo desértico e rico em minérios (primeiro produtor mundial de nitrato de sódio e segundo maior de cobre); o centro, caracterizado pela agricultura de cereais, batata, beterraba, vinhos e frutas, em grande parte para exportação; o sul, a zona de florestas e pastagens onde predominam a silvicultura e as indústrias ligadas aos lacticínios e lanifícios. Dada a extensão da costa, o Chile é um dos países com maiores recursos piscatórios. No extremo sul do país, existem, ainda, jazidas significativas de petróleo e gás natural. Integram também o país a Ilha da Páscoa e uma extensão do território Antártico.

Em razão da sua localização no hemisfério Sul, o ano escolar decorre de Março a Dezembro, sendo Janeiro e Fevereiro os meses de férias de Verão.

 

Clima

O Chile abriga pelo menos sete subtipos climáticos - deserto no norte, tundra alpina no leste e sudeste, subtropical húmido na Ilha de Páscoa, oceânico no sul e o mediterrânico no centro, onde o clima é semelhante ao português.

As estações climáticas são bem marcadas: a Primavera ocorre entre Setembro e Dezembro, o Verão entre Dezembro e Março, o Outono entre Março e Junho, e o Inverno entre Junho e Setembro.

Línguas

A língua oficial é o espanhol, embora ainda se fale no seio de alguns grupos étnicos línguas ancestrais como o mapudungún (povo Mapuche) e o aimara (povo denominado da mesma forma).

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o peso chileno (CLP), cuja taxa de câmbio para o Euro e o dólar americano (USD) é muito variável. No final de 2017, um euro equivalia a 743 pesos chilenos e um dólar a 630 pesos. Note-se que o dólar americano é a base de todas as cotações, pelo que é a única moeda aceite em todos os bancos, casas de câmbios e hotéis do país e o câmbio das restantes moedas é sempre desfavorecido.

São aceites os principais cartões de crédito (Visa, American Express, Master Card, Dinners Club). Os bancos funcionam de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 14h00. As casas de câmbio funcionam de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 17h30, e aos sábados até às 13h00 e costumam oferecer condições mais favoráveis do que os bancos.

Não é fácil abrir uma conta corrente no banco, sendo necessário obter previamente a autorização de residência e o “RUT” (número de identificação nacional e fiscal).

 

Regime de entrada e estada

Vistos

Os portugueses que pretendem visitar o Chile até um máximo de 90 dias estão isentos de visto. No caso de pretenderem entrar no país para outra atividade que não seja turística, devem solicitar o respetivo visto junto da Secção Consular da Embaixada do Chile em Lisboa.

Saída de menores

- Se um menor estrangeiro entrar no Chile como turista acompanhado por um dos pais, poderá sair do país, dentro do prazo legal de 90 dias, com o mesmo adulto e sem ser necessária a autorização do outro progenitor;

- Em qualquer outra situação, a polícia nas fronteiras chilenas (PDI - Policia de Investigaciones) exige, para deixar sair um menor de idade não-acompanhado ou acompanhado por só um dos pais, independentemente da nacionalidade e do tipo de passaporte ou visto, a exibição de uma autorização por ato notarial comprovando que o(s) pai(s) que não acompanha(m) a criança autoriza(m) expressamente a viagem.

Note-se que em nenhuma circunstância é aceite a autorização presencial, verbal ou sob outra forma escrita que não a referida anteriormente;

- Aconselha-se ainda às famílias que viajam com os filhos a munirem-se do assento de nascimento dos mesmos de maneira a poder ser comprovada a sua ascendência.

Restrições Aduaneiras e Sanitárias à Importação de Produtos:é proibido entrar no país com produtos vegetais ou animais, sendo o seu controlo especialmente rigoroso nos aeroportos e fronteiras terrestres. Para mais informações, consultar www.aduana.cl.

Condições de segurança

O Chile é um país relativamente seguro, sendo raros os casos de violência urbana que frequentemente se associam aos países latino-americanos. No entanto, haverá que tomar algumas precauções como:

- deixar os documentos mais importantes e objetos de valor no cofre do hotel (guardar consigo uma fotocópia do passaporte e, se possível, uma cópia em formato eletrónico facilmente consultável de maneira a agilizar os serviços a prestar pela Secção Consular na Embaixada de Portugal em Santiago do Chile se for necessária a emissão de novos documentos de viagem);

 - ter atenção aos carteiristas no centro de Santiago (especialmente no Metro) e nas zonas mais turísticas de Valparaíso (sobretudo Cerro Concepción e Cerro Alegre), San Pedro de Atacama e Pucón;

 - ter atenção aos "esquemas" montados por carteiristas, em particular no centro histórico (ex. no caso de ter sido derramada uma substância húmida ou pegajosa sobre si não aceite a ajuda de uma pessoa desconhecida para se limpar pois ela poderá aproveitar essa oportunidade para o roubar);

- prudência ao circular a pé pelo centro de Santiago à noite, nomeadamente nos bairros Suécia, Bellavista e Providencia;

- vigiar malas e sacos, nomeadamente nos restaurantes, esplanadas e nos transportes públicos;

- trocar dinheiro apenas nos bancos e casas de câmbio;

- deslocar-se de táxi à noite dentro da cidade, exigindo que estes tenham o taxímetro ligado se não for o caso, ou fazer uso de aplicações de serviços de taxi no smartphone;

- é cada vez mais frequente o uso da bicicleta para circular nas grandes cidades. Aconselha-se o uso do capacete e uma vigilância acrescida ao partilhar as vias de circulação com carros e autocarros; montanhismo e excursões á montanha;

Devido a fatores como a altitude, a tipologia do terreno e a falta de cobertura de rede móvel, o risco associado à prática de montanhismo ou de uma excursão às montanhas é mais elevado do que em Portugal, Aconselha-se aos viajantes que realizem este tipo de atividades, entrarem em contato com a estação de polícia (carabineros) mais próxima do local da excursão e apresentarem um mapa do caminho que irão realizar na montanha.

Conflitos locais

Em certas regiões do sul, particularmente na Auracanía e possivelmente na Ilha da Páscoa, podem ocasionar-se tensões entre as forças da polícia e as comunidades indígenas às quais de deve ficar alheio. Aconselha-se também a evitar manifestações ou aglomerados de fãs de futebol, uma vez que podem gerar confrontações violentas. 

Catástrofes naturais

Devido a estar situado no Círculo de Fogo do Pacífico, perto da placa tectónica de Nazca, todo o país regista uma frequente atividade vulcânica e sísmica, pelo que a maioria das construções são antissísmicas. No caso de se registar um sismo superior a 5 graus Richter, o sistema elétrico regional desliga-se automaticamente.

Aconselhamos o viajante a contactar a Embaixada de Portugal em Santiago do Chile, ou outra Embaixada de um Estado-Membro da União Europeia, em caso de ocorrência grave como sismo ou maremoto.

Números de emergência

- Não existe um número de emergência nacional. Cada serviço tem o seu:

- Ambulâncias: 131

- Bombeiros: 132

- Polícia (“Carabineros”): 133

- Polícia de Investigações: 134

Transportes

O sistema de transportes é bastante desenvolvido, sobretudo o aéreo e rodoviário.

Transporte aéreo

A companhia aérea nacional (LATAM) opera voos diários para praticamente todos os pontos do território. Existem outras companhias aereas como a Sky Airline e a JetSmart.

Transporte rodoviário

É possível conduzir no Chile com a carta de condução internacional emitida pelo Automóvel Clube de Portugal pelo período máximo de 6 meses.

Para os portugueses residentes no Chile, para poderem conduzir é necessário tirar a carta de condução chilena apresentando, na municipalidade de residência, entre outros, a prova de obtenção, no mínimo, do 9.º ano de escolaridade certificada pela Apostilha da Haia. Assim, é muito importante que, ainda em território português, seja obtido o certificado correspondente e que o mesmo seja apostilhado na Procuradoria Geral da República.

Há carreiras regulares de autocarros modernos a partir de Santiago para todas as cidades do país e países vizinhos.
 
As estradas estão geralmente em bom estado sendo que a Panamericana (Ruta 5) atravessa o país de norte a sul e boa parte do seu traçado tem já 4 faixas de circulação. Fora das estradas principais, o pavimento é de terra e cascalho (“rípio”), mas normalmente em condições satisfatórias. Durante o Inverno, as chuvas são abundantes no sul podendo as estradas ficar intransitáveis durante longos períodos.

O código da estrada é geralmente respeitado. É necessário no entanto ter atenção às ultrapassagens pela direita e à reduzida utilização do “pisca”.

Em Santiago, o sentido de circulação nas grandes avenidas pode, em função das horas e com o intuito de facilitar a fluidez do trânsito, mudar várias vezes por dia. Atenção ao tráfico durante as horas de ponta que pode atrasar o seu tempo de viagem, de segunda-feira a sexta-feira das 08:00 às 10:00 e das 17h30 às 20:00.

Em caso de acidente, recolher sempre a matrícula do outro veículo assim como o nome e RUT (número de identificação nacional e fiscal) do condutor, e dirigir-se à esquadra mais próxima. 

Transporte ferroviário

Na cidade de Santiago, o metro é eficaz, seguro e abrange grande parte da cidade facilitando a deslocação dentro da mesma.
 
A rede ferroviária sofreu um forte desinvestimento nos últimos 40 anos, cobrindo de forma fiável e confortável apenas a parte sul do país, entre Santiago e Chillán. A conhecida linha entre Arica e La Paz (Bolívia) está desativada desde o ano 2000 devido à destruição de grande parte do seu trajeto pelas chuvas altiplânicas.

Transporte marítimo

No sul do país, devido ao condicionalismo geográfico, o transporte baseia-se em “ferries” semi-regulares totalmente sujeitos à instabilidade climática daquela zona.

Alojamento

Existem diversos hotéis e pousadas nas principais cidades do Chile, mas aconselha-se a marcação com alguma antecedência para evitar inconvenientes, especialmente em cidades mais pequenas ou em parques nacionais mais afastados. Para o efeito podem ser consultados os seguintes sítios de internet: www.booking.com ou www.hostalbooking.com.
 
As seguintes cadeias hoteleiras estão presentes no Chile: Intercontinental (www.intercontisantiago.com), Radisson (www.radisson.cl, NH (www.nh-hoteles.es), Regal Pacific (www.regalpacific.cl), Marriott (www.latinoamerica.marriott.com), Plaza El Bosque Park & Suites (www.plazaelbosque.cl), Starwood - Sheraton, San Cristobal Tower, Four Points, W (www.starwoodhotels.com) e Plaza San Francisco (www.plazasanfrancisco.cl).
 

Cuidados de saúde

O Chile possui um dos sistemas de saúde privada mais desenvolvidos da América Latina, sendo os seus custos muito elevados. É por isso aconselhável subscrever um seguro de saúde e/ou dispor de um cartão de crédito.
 
Não existem riscos assinaláveis de doenças infecto-contagiosas no país, embora seja aconselhável cautela nas zonas florestais do sul (casos de vírus Hanta), Ilha da Páscoa (Febre de Dengue), e nas áreas rurais (aranha de Rincón). No entanto, aconselha-se a utilização de repelente, redes mosquiteiras e roupa clara na Ilha da Páscoa, após a confirmação de 3 casos de zika em Fevereiro de 2017 pelo Ministério de Saúde do Chile. 

Os viajantes que se encontrem entre a 1ª e a 8 ª Região do Chile deverão ter cuidado com a Aranha de Rincón. Esta aranha venenosa aparece nas alturas de maior calor e esconde-se entre os lugares escuros da casa, mais especificamente dentro de armários, roupas penduradas e atrás de quadros. No caso de picada ou suspeita de picada, deverá dirigir-se imediatamente a um serviço de urgência, Primeiros socorros incluem aplicar gelo de forma intermitente sobre a zona afetada (sem exceder os 15 minutos por hora). Para controlar o progresso da inflamação, poderá delinear um círculo à volta da picada.
Verifica-se também a existência de uma doença que pode ser fatal, o Vírus de Hanta, com um caso fatal recente na região de Aysén. O vírus provoca uma infeção respiratória que poderá resultar em insuficiência pulmonar e é contraído por contacto direto ou por inalação de aerossóis de fezes provenientes da saliva, urina ou excrementos de rato infetado. Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe com febre alta, dores de cabeça e de corpo, distúrbios gastrointestinais e poderá manifestar-se até seis semanas após a contração do vírus.
 
Deve ser tomado especial cuidado com as águas locais, devendo consumir-se apenas água engarrafada, assim como com a ingestão de mariscos e saladas cruas.
 
Em razão da poluição em Santiago e do pólen de certas plantas, algumas pessoas podem desenvolver alergias. 

Endereços dos principais hospitais e clínicas

 
Santiago
- Hospital Clínico da Universidade Católica: Marcoleta 367 - Tel. (0056-2) 3543000
- Hospital Clínico da Universidade do Chile: Av. Santos Dumont 999 - Tel. (0056-2) 6788000
- Clínica Alemana: Av. Vitacura 5951 - Tel. (0056-2) 2101111
- Clínica Las Condes: Lo Fontecilla 441 - Tel. (0056-2) 2104000
- Clínica Santa Maria - Santa María 500, Providencia – Tel: (0056-2) 2913 0000
- Clínica Indisa -  Santa María 1810, Providencia – Tel: (0056 -2) 2362 5555

Iquique
- Clínica Iquique: O’Higgins 103 - Tel.(0056-57) 393200
 
Calama
- Nueva Clínica: Pasaje Better 1631 - Tel (0056-55) 342170
 
Viña del Mar
- Clínica Reñaca – Anabaena 336, Tel. (0056-32) 658000
 
Puerto Montt
- Clínica Los Andes: Av. Bellavista 123 - Tel. (0056-65) 289142
 
PuntaArenas
- Clínica Magallanes: Av. Bulnes 01448 - Tel. (0056-61) 211527
 
Farmácias: Ahumada, Cruz Verde, Salcobrand, Dr. Simi entre outras

 

 

Telecomunicações

A rede telefónica é de boa qualidade e funciona razoavelmente bem mesmo em pontos mais recônditos do país. A rede telemóvel (“celular”) é incompatível com a rede portuguesa só funcionando os telemóveis com “tri-band”. Quem quiser utilizar um cartão sim pré-pago de uma operadora chilena num telefone adquirido no estrangeiro, deverá registar o seu telemóvel num estabelecimento de empresas certificadoras (ex.: Movistar, Samsung Electronics Chile Limitada, etc). O registo é gratuito, podendo ser certificado um telefone por pessoa, por ano. Para mais informações consulte: http://multibanda.cl/soy-extranjero-foreigner/
Para ligar de Portugal para o Chile:
- Para telemóveis: 0056 + 9 + número
- Para rede fixa: 0056 + código de cidade (2) + número

No Chile:
- Para telemóveis a partir de uma linha fixa: é necessário marcar o 9 seguido do número do telemóvel, composto por 8 dígitos. Ex: 9 1234 5678
- Entre telemóveis, marca-se apenas o número do telemóvel. Ex: 1234 5678
- Entre linhas fixas: é sempre necessário antepor ao número de telefone o código de área (ver quadro infra), devendo sempre compor 9 dígitos. Em Santiago, no caso de ter um número com 7 dígitos, deve ainda adicionar o 2 no início do número. Ex: 2 (código de área) +2 + número = 2 + 2123 4567.
- Para uma linha fixa a partir de um telemóvel, deve acrescentar um 0 ao número anterior. Ex: 02 2123 4567


REGIÃO CIDADES CÓDIGO DE ÁREA
Região Metropolitana Santiago 2
Arica e Parinacota Arica 58
Tarapacá Iquique 57
Antofagasta Antofagasta 55
Atacama Copiapó 52
Coquimbo La Serena 51
 Ovalle 53
Valparaíso Valparaíso 32
 Quillota 33
 Los Andes 34
 San Antonio 35
Libertador Bernardo O’Higgins Rancagua 72
Maule Talca 71
 Linares 73
 Curicó 75
Biobío Concepción 41
 Chillán 42
 Los Ángeles 43
Araucanía Temuco 45
Los Ríos Valdivia 63
Los Lagos Puerto Montt 65
 Osorno 64
Aysén Coyhaique 67
Magallanes y Antártica Chilena Punta Arenas 61

Para ligar do Chile para o estrangeiro, deve ser utilizado um carrier (código de acesso a linha): 112, 188, 171, 156, 123 entre outros. Ex.: para Portugal: 112 + 0351 + 21 2345678
 

Informações úteis

Embaixada de Portugal em Santiago do Chile
- Endereço: Nueva Tajamar, 555 piso 16, Las Condes, Santiago do Chile;
- Telefones: (00 56) 2 2203 0542 / 43;
- Nº de telemóvel em caso de urgência: (00 56) 9 820 29 339 / (00 56) 9 943 73 261.
- Correio eletrónicoembportugal.chile@mne.pt ou sconsular.santiago@mne.pt;
- Site: www.santiago.embaixadaportugal.mne.pt
- Página facebook: www.facebook.com/EmbajadaPortugalSantiagoChile.
 
Representação Diplomática do Chile em Portugal: Embaixada do Chile em Lisboa
- Endereço: Avenida Miguel Bombarda, nº 5, 1º, 1000-207 Lisboa;
- Telefones: (00 351) 213148054 / 213524680 / 213538516;
- Correio eletrónico: cchile.lisboa@minrel.gov.cl
 
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.secomunidades.pt/.
 
Endereços úteis no Chile:
-  Gobierno de Chile: www.gob.cl
- Servicio Nacional de Turismo em Chile: www.sernatur.cl
- Extranjeria (equivalente ao “SEF”): www.extranjeria.gob.cl
- Policia de Investigaciones de Chile: www.policia.cl
- Carabineros de Chile: www.carabineros.cl
- Alfândega Chilena: www.aduana.cl;
- Departamento Promoção Exportações Chilenas: www.prochile.cl;
- Agência Desenvolvimento Chilena: www.corfo.cl;
- Portal Empresas: www.chilenet.cl;
- Portal: www.buscachile.cl;
- Jornais locais: www.elmercurio.cl, www.emol.cl, www.latercera.com, www.elmostrador.cl;
- Serviço Nacional de Turismo: www.sernatur.cl;
- Guia turístico local: www.turistel.cl;
- Patagónia: www.chileaustral.com;
- Ilha da Páscoa: www.rapanui.cl;
- Deserto de Atacama: www.sanpedroatacama.com;
-LATAM: https://www.latam.com
- Dirección Meteorológica de Chile: www.meteochile.gob.clEmbaixada de Portugal em Santiago do Chile

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail