Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Casaquistão

Última actualização: 2015-04-20

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

Clima

O clima é continental, com verões quentes e invernos muito frios (temperaturas geralmente negativas).

No Cazaquistão coexistem quatro tipos de climas: estepe, floresta, semi-desértico e desértico.

Língua

A língua oficial é o kaza que pertence à família da língua turca. O russo é igualmente falado.

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o Tenge. É possível utilizar os cartões de crédito mais comuns nas principais estruturas hoteleiras e turísticas em Almaty e Astana. A moeda estrangeira mais aceite é o dólar EUA, sendo o Euro também aceite em vários hotéis. Em geral travellers cheques não são aceites.

Regime de entrada e estada

É necessário visto de entrada. Em conjunto com o visto de entrada para fins de turismo, é obrigatória a apresentação de "vouchers" comprovativos da reserva de hotel. Após a chegada, caso permaneça mais de 72 horas neste território, dispõe de três dias para registar o seu passaporte junto dos serviços OVIR, os quais podem ser encontrados em todas as principais cidades do Cazaquistão.

O acesso de estrangeiros a regiões oblasts onde se situam infraestruturas sensíveis carece de autorização prévia.

Deverá deixar o território cazaque dentro do prazo indicado no respectivo visto. O Cazaquistão requer que os visitantes declarem todos os itens de valor à entrada, para evitar terem de pagar direitos alfandegários à saída do país.

Os estrangeiros deverão encontrar-se sempre em posse do seu passaporte (sendo aconselhável igualmente tirar cópias do mesmo) para provar a sua identidade internacional caso seja abordado pela polícia.

Para informação mais completa e atualizações sobre as condições de entrada e saída deverá consultar as autoridades cazaques:
- Embaixada do Cazaquistão acreditada em Portugal (Embaixada do Cazaquistão em Paris - http://www.amb-kazakhstan.fr/1.aspx);
- Ministério dos Negócios Estrangeiros do Cazaquistão
(http://portal.mfa.kz/portal/page/portal/mfa/).

Restrições Aduaneiras

Deverá preencher uma declaração alfandegária à chegada, cujo duplicado deverá ser conservado e apresentado nos serviços alfandegários à saída do país.

Condições de segurança

As condições de segurança são deficientes fora das cidades, pelo que deverá manter as cautelas habituais de segurança.

O Sudoeste do país situa-se numa região de risco sísmico.

Os estrangeiros podem viajar para a maioria dos locais do Cazaquistão, no entanto viagens para quaisquer "territórios fechados" ou áreas especiais de segurança requerem autorização prévia das autoridades competentes. Algumas áreas militares/restritas não estão claramente demarcadas, pelo que deverão ser tidos os devidos cuidados quando se viaje foras das vias normais.

 

Transportes

A rede de transportes públicos é muito limitada.

Transporte aéreo

Aeroportos: Almaty, Astana, Atyrau, Pavlodar, Karaganda, Aktau, Ust-Kamenogorsk. Algumas companhias aéreas cazaques estão sujeitas a uma proibição de operar na UE, por condições de segurança precárias: http://ec.europa.eu/transport/air-ban/list_en.htm

Transporte rodoviário

A rede viária é de má qualidade, em especial nas zonas rurais, e são frequentes os controlos policiais na estrada. As autoridades cazaques praticam a política de tolerância zero em relação à alcoolémia na estrada.

Cuidados de saúde

A água canalizada no Cazaquistão não é potável.

Tem ocorrido surtos do vírus H5N1 nalgumas regiões cazaques, não tendo sido reportado nenhum caso de infecção humana.

Seguros: é recomendável a subscrição de uma apólice de seguro de viagem e de saúde com cobertura neste país.

Informações úteis

Missão de Portugal em Astana:
- Endereço: Kababbai Batyr, 28, 010000 Astana;
- Telefones: (007) 7172240280 / 7782342438;
- Encarregado de Negócios a.i. Conselheiro de Embaixada Adelino Silva adelino.silva@mne.pt

Aconselham-se os viajantes de curto prazo a registar-se no Gabinete de Emergência Consular do MNE:
http://www.portaldascomunidades.mne.pt

Representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal - http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail