Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cambodja

Última atualização: 2015-02-19

 

Nota importante:

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso:

Tendo em conta a ocorrência de roubos a estrangeiros, sobretudo por esticão, considera-se adequado evitar andar com o passaporte, sugerindo-se que o viajante circule apenas com uma fotocópia do mesmo para efeitos de identificação. Nos transportes públicos, tuk tuks e táxis mota, deve ter-se cuidado com os bens pessoais sugerindo-se a utilização dos cofres dos hotéis para deixar os objectos de valor.

Informação geral

A título preventivo e apenas para facilitar a prestação de auxílio em caso de necessidade, aconselha-se a todos os nacionais que viajem para este país que informem previamente a Embaixada de Portugal em Bangkok.

Clima
Tropical e quente. Estação das chuvas: Maio a Outubro. Estação seca: Dezembro a Abril.
Línguas
Khmer
Moeda local / Sistema Bancário
Moeda local: Riel
A divisa mais aceite é o dólar.

Regime de entrada e estada

É necessário visto. O visto pode ser obtido à entrada neste país.
Os cidadãos portugueses que pretendam deslocar-se ao Camboja devem ser portadores de passaporte cujo prazo de validade mínimo seja, à data de entrada no país, de 6 meses.



Condições de segurança

Desaconselha-se qualquer viagem para as zonas do templo de Preah Vilhear e dos templos de Ta Krabey e Ta Moan, localizados na fronteira entre o Cambodja e a Tailândia, devido às disputas fronteiriças entre estes países. Recomenda-se que se evite também viajar para outras zonas fronteiriças entre os dois países, sobretudo Ou Smach.
Para visitar os templos de Angkor, recomenda-se que se chegue a Siem Riap de avião ou por via terrestre. A viagem de carro de Phnom Penh a Siem Reap demora cinco horas. Desaconselha-se a viagem de barco, por este meio de transporte não oferecer condições de segurança.

Transportes


Aeroporto Internacional: Pnhom Penh

 

Cuidados de saúde


Rede sanitária: Fora da capital é precária.
A ocorrência recente de casos de pessoas infectadas com gripe aviaria não se afigura, até ao momento, alarmante. Recomendam-se cuidados gerais como evitar o contacto com as aves ou de ingestão de carne mal cozinhada das mesmas.
Seguros: É recomendável a subscrição de um bom seguro de saúde.


Telecomunicações


As comunicações telefónicas não eficientes fora da capital. O indicativo internacional é o 855.

Informações Úteis


Notas:
Não existe representação diplomática portuguesa no Cambodja, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Bangkok.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
- http://www.min-nestrangeiros.pt


 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail