Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Camarões

Última atualização: 2016-11-29

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

"A organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 5 de maio de 2014, que neste momento a transmissão da poliomielite entre países constitui uma Emergência de Saúde Pública de âmbito internacional (informação disponível em http://www.who.int/mediacentre/news/statements/2014/polio-20140505/en/ )

Para evitar a disseminação do vírus da poliomielite para outros países, a OMS determinou, temporariamente, que todos os residentes e viajantes que tenham permanecido pelo menos 4 semanas em países onde circula o vírus selvagem da poliomielite, ao saírem desses países, devem ser portadores do certificado internacional de vacinação e profilaxia, nos 12 meses anteriores à saída.

Assim, os residentes ou viajantes com permanência de pelo menos 4 semanas, que não possuírem esta prova de vacinação podem ser novamente vacinados contra a poliomielite, à saída destes países ou à entrada em países onde a poliomielite está eliminada."

Informação geral

Clima
Tropical.


Línguas
A língua predominante é o francês embora o inglês também se fale em algumas regiões.

Moeda local / Sistema Bancário
Franco CFA - Moeda convertível em euros.



Regime de entrada e estada

É obrigatório o vista de entrada no país.

Condições de segurança

Todos os visitantes aos Camarões deverão tomar medidas de segurança pessoal e prestar especial atenção quando se encontrarem em lugares públicos ou em zonas frequentadas por turistas.
Na provincia, a zona mais sensivel é o norte do país, não se aconselhando viagens nas zonas fronteiriças com a Nigéria. A região da Peninsula Bakassi está sujeita a uma disputa entre a Nigéria e os Camarões sendo frequentes os incidentes entre as forças policiais e de segurança dos dois países. Se possível evitar igualmente as zonas de fronteira com a República Centro Africana. A fronteira com a República do Congo está fechada.
Em geral, recomenda-se aos viajantes a este país de tomar todas as medidas de precaução e de prevenção nomeadamente seguro de saúde, alimentação para casos de evacuação ou de acidente, cancelamento de voos, furto de dinheiro, passaporte ou bagagem.
A criminalidade, por vezes violenta, é frequente nas grandes cidades (Douala e Yaoundé). Não exibir artigos de valor como jóias, relógios, telemóveis, etc e sobretudo nunca resistir em caso de agressão.

Transportes

É desaconselhado circular nas estradas nacionais durante a noite ou sózinho durante o dia. São frequentes os controlos de polícia ao longo das estradas.

Cuidados de saúde


É obrigatória a vacina contra a febre amarela, sendo esta solicitada à entrada do país.
Recomenda-se a profilaxia contra a malária.
Existem doenças endémicas como a hepatite B. Recomenda-se a vacina contra esta doença bem como contra o tétano e tifo.
Surtos de cólera em épocas de maior chuva.
Os cuidados de saúde são pobres especialmente nas zonas rurais.
Deverá consultar o seu médico antes de viajar, sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento explicitamente a partir dos Camarões.

Informações úteis


Números de telefone importantes:
Policia de segurança - 17
Policia da cidade - 13
Número verde (segurança em Douala) - 343.65.72
Direcção da policia de fronteiras - 21.24


Notas:
Não existe representação diplomática portuguesa nos Camarões, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Abuja, Nigéria.

Cônsul Honorário Douala: Fernando Moreira

Endereço:Rue des Manguiers N.º 84  Douala  Cameroun

Telefone: +(237) 698919766

Correio eletrónico:

consulado.douala@gmail.com

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/



 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail