Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Butão

Última atualização: 2016-09-19

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

O Butão é um país de religião budista, sendo essencial ter especial cuidado no respeito dos costumes, ritos e regras de vestuário locais.
Geografia: Localizado entre a Índia e a China, em plenos Himalaias, todo o território do país é montanhoso e com grandes desníveis de relevo, tornando as deslocações difíceis, com estradas muito sinuosas e sempre sujeitas a deslizamentos de terras e rochedos.
Capital – Thimpu
População – 618.643


Clima
O clima é extremamente variado, dependendo da altura. A parte sul do país tem um clima tropical, enquanto o norte do país, bem dentro dos Himalaias, possui um típico clima frio de montanha. Período de monção: Junho a Setembro, com vastas áreas do país isoladas pelas chuvas, cheias e deslizamentos de terras.


Línguas
A língua oficial é dzongkha. Outras línguas são o nepali e sharchop kha.


Moeda local e Sistema Bancário
A moeda local é negultrun. Não sendo a moeda negultrun convertível, a conversão da moeda estrangeira em moeda local deverá ser feita através dos bancos oficiais ou de instituições bancárias autorizadas.

 

Regime de entrada e estada

Regime de Vistos

As Missões Diplomáticas e Consulares não têm competência para a emissão de vistos. A autorização de visto deverá ser obtida antes da partida directamente junto do Departamento de Turismo (Bhutan Tourism Corporation), ou através de uma agência de viagem. Todas as entradas no país são rigorosamente controladas e não é permitido o turismo independente – apenas o organizado.
É obrigatório gastar o mínimo de US$ 200 por dia durante a estadia no Butão.
Taxa de aeroporto – 300 negultruns.

 

Condições de segurança

As viagens ao Butão são geralmente seguras e tranquilas, sempre acompanhadas de guia e motorista. O turismo individual tem de passar sempre por uma agência de viagens, as quais tratam dos vistos.


Os acidentes nas áreas de montanha são muito frequentes. É obrigatório a obtenção de uma autorização prévia para visitar certas áreas, e alguns edifícios religiosos e administrativos

 

Transportes

A Rede viária é insuficiente e lenta, com riscos de desabamentos de terras nas regiões montanhosas durante o período da monção.
A Drukair (companhia aérea local) assegura ligações aéreas entre Paro e as cidades de Bumthang e Tashigang. O país tem ligações aéreas com várias cidades indianas, Nepal e Bangkok (Tailândia).

 

Cuidados de saúde

Cuidados de saúde

As condições médicas nos hospitais são inadequadas. Sugere-se fazer seguro de saúde e trazer medicamentos básicos. Não há vacinas obrigatórias para a entrada no Butão, embora seja aconselhável a imunização preventiva contra tifóide, hepatite e cólera.
Conselhos alimentares úteis  – A comida butanesa tradicional é baseada no picante mas os hotéis servem comidas continentais e chinesa.
Seguros:  Aconselha-se um seguro de viagem que inclua a eventual evacuação por helicóptero em casos de emergência.

Telecomunicações

Rede de Telecomunicações:  É fácil telefonar para o estrangeiro. A cobertura de rede telemóvel está a ser estendida a todo o país, mas o sistema funciona com muitas limitações. Só a cidade de Thimpu tem facilidades alargadas de internet. Alguns hotéis e resorts no interior do país oferecem acesso intermitente à internet.

Informações úteis

Endereços Úteis:
- Departamento de Turismo – www.tourism.gov.bt
Notas:
Não existe representação diplomática portuguesa no Butão, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Nova Deli: embassy@portugal-india.com


Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:
http://www.secomunidades.pt/


Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-dos-negocios-estrangeiros/quero-saber-mais/sobre-o-ministerio.aspx

 

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail