Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bulgária

Ultima atualização: 2015-02-18

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação geral

Conselhos sobre Costumes Locais: É habitual que as respostas afirmativas ("Da") a uma qualquer pergunta sejam acompanhadas de uma movimento negação da cabeça enquanto que respostas negativas ("Ne") são normalmente pautadas por um um sinal assentimento.

Clima
Continental moderado. Verificam-se acentuadas amplitudes térmicas, com temperaturas muito baixas no Inverno, sobretudo nas zonas montanhosas, e elevadas no Verão, particularmente no interior.
Línguas
A língua normalmente utilizada é o búlgaro. No entanto, é possível sobretudo nas zonas urbanas encontrar facilmente interlocutores para comunicar em inglês, alemão, francês e russo.
Na escrita é praticamente só utilizado o alfabeto cirílico.
Moeda local / Sistema Bancário
A moeda da Bulgária é o Lev cujo valor se encontra indexado ao EURO.
A rede de ATM é razoável e o uso de cartões de crédito é hoje menos restrito. Recomenda-se, contudo, cuidado na sua utilização, tendo em conta o registo de casos de duplicação e contrafacção de cartões.

Regime de entrada e estada

Regime de Vistos: Os cidadãos da União Europeia estão isentos de visto, podendo entrar no país apenas com o documento de identidade.

Condições de segurança

Deficientes.
Ainda que o ambiente geral seja calmo e a circulação nas principais cidades se efectue sem dificuldades de maior, a criminalidade é do tipo organizado, sendo reduzida a ocorrência de pequenos crimes que, por regra têm maior incidência sobre os viajantes.
Assim, principais problemas serão:
- roubo frequente automóveis;
- intercepção a automobilistas nas principais estradas do país, levada a cabo por agentes policiais para fim de extorsão de dinheiro;
- por outro lado, a presença das máfias é relativamente visível, registando-se ainda e esporadicamente assassinatos com esta relacionados. Não obstante, tais intervenções são cirurgicamente direccionadas, não representando especial risco para estrangeiros ou cidadãos comuns;
- além disso, o estado degradado das estradas e ruas constitui algum risco acidentes, aconselhando-se atenção e prudência;
-por fim, e como regra geral, recomenda-se atenção aos pequenos roubos, em particular aos viajantes que circulem em áreas mais turísticas.
Números de telefone de Emergência
- Emergências – 112
- Bombeiros – 160
- Polícia – 166
- Polícia de Trânsito (acidentes) – 146

Transportes

Existem cinco aeroportos internacionais – Sófia, Plovdiv, Gorna Oriahovitza, Burgas e Varna. Só o primeiro é que dispõe de uma rede de ligações internacionais significativa; os dois últimos são essencialmente utilizados durante a época de veraneio e são sobretudo servidos por voos "charters".
A rede viária é ainda deficiente e as estradas, exceptuando durante o Inverno, estão normalmente em condições de circulação. As ligações ferroviárias são pouco frequentes e pouco cómodas.

Cuidados de saúde

Condições sanitárias e de saúde deficientes.
- Não se verificam particulares riscos de contracção de doenças. Ainda assim atendendo à proximidade geográfica de áreas afectadas pela gripe aviária, recomendam-se os cuidados adequados;
- Os hospitais encontram-se em estado de degradação, faltando meios e materiais técnicos modernos. Apesar da formação dos técnicos de saúde ser de qualidade, são frequentes as queixas de cobrança excessiva de honorários e tratamentos.Há disponibilidade de medicamentos no mercado.
Endereços dos principais Hospitais e Clínicas:
- Hospital Tokuda - Tel 02 4034000
-Hospital Urgências Pirogov – Av. Totleben 21, Sófia. Tel. 02 9154411
- Hospital Losenets – Tel.029607607
- Hospital Raihna Yoanna – Tel.029432170
- Clínica Nacional de Cardiologia – Tel.02 9211338 (urgências) e 02 9211210 (central)

Telecomunicações


Rede de Telecomunicações: Rede fixa com cobertura em todo o país. Existem três operadores móveis com cobertura parcial. Telemóveis portugueses funcionam sem quaisquer problemas desde que providos serviço roaming.

Informações úteis


Representação Diplomática: Embaixada de Portugal em Sófia
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:
- http://www.portaldascomunidades.mne.pt
Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
- http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

 





 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail