Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Brasil

Última atualização: 2016-05-24

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

1 - Vírus Zika – Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos como o Aedes aegypti. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias. Não há vacina contra a febre do Zika e as medidas de prevenção e controle são semelhantes às da Dengue. O Ministério da Saúde do Brasil recomenda às grávidas que vivem ou se desloquem às regiões afetadas para evitar o contato com mosquitos, através do uso de repelentes apropriados e de roupa que cubra a maior parte do corpo, para reduzir o risco de contágio.

2 - DENGUE - foi publicado no passado mês de março o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti - LIRAa, que traça o diagnóstico da Dengue em mais de 1800 municípios brasileiros. O LIRAa utiliza um índice com três níveis (Risco, Alerta, Satisfatório) que leva em consideração a percentagem de casas visitadas que tinham larvas do mosquito Aedes aegypti.

Para mais informações consultar capítulo Cuidados de Saúde.

 

Informação Geral

Línguas

A língua oficial é o português.

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o real. Em 16 de julho de 2015, 1€ = 3,45 R$. O câmbio actualizado poderá ser verificado em: http://www.bportugal.pt.

As instituições bancárias encontram-se abertas das 10h00 às 16h00. Os principais cartões de crédito são aceites (Visa, Mastercard, American Express).

É possível utilizar as caixas ATM 24h em alguns bancos (ex: Bradesco, Banco do Brasil). Para sua segurança, procure utilizar máquinas onde possa efetuar operações no interior dos bancos.

Regime de entrada e estada

Regime de vistos

Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para estadias até 90 dias, prorrogável por igual período. Neste caso é vedado o exercício de actividade produtiva e remunerada.

Dever-se-á contactar previamente os Consulados do Brasil em Portugal para obtenção de um visto temporário específico ou um visto de residência.

O Quadro Geral do Regime de Vistos poderá ser consultado através do seguinte endereço:
http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes/qgrv_simples_port_07.02.2013.pdf

Para informações complementares, consultar:
- http://www.mj.gov.br/estrangeiros;
- http://www.e.gov.br;
- http://www.mtb.gov.br (vistos de trabalho).

O processo para solicitação de prorrogação de prazo só é feito pessoalmente, na Polícia Federal mais próxima do local onde se encontra o interessado. O comparecimento na Policia Federal para a solicitação da prorrogação do prazo de estada TEM QUE OCORRER, OBRIGATORIAMENTE, ANTES DO FIM DO PRAZO CONCEDIDO NA ENTRADA NO PAÍS. A concessão ou não da prorrogação é um acto discricionário do agente que analisar a situação migratória do estrangeiro.

Para mais informações consultar:
http://www.dpf.gov.br/servicos/estrangeiro/prorrogacao-de-prazo-de-estada-de-turista-e-viajante-a-negocios-temporario-ii-1/prorrogacao-de-prazo-de-estada-de-turista-e-viajante-a-negocios-temporario-ii.

Tipos de Visto

Para entrar no Brasil, o cidadão estrangeiro deve apresentar um documento de viagem (passaporte) com validade igual ou superior a 6 meses a contar da data da entrada no Brasil. Quando for o caso, deve apresentar um Certificado Internacional de Imunização e um visto de entrada emitido por uma Missão Diplomática ou Serviço consular brasileiro.

Conforme a finalidade da viagem ao Brasil (por exemplo, turismo, negócios, estudos, apresentações artísticas e/ou esportivas, trabalho temporário, residência permanente), são atribuídos diferentes tipos de visto. Em função do tipo de visto e da nacionalidade do interessado, correspondem diferentes exigências e pagamento de taxas consulares.

O visto para o Brasil não poderá ser concedido a brasileiro, mesmo se ele possui outra nacionalidade. Todo cidadão brasileiro deve entrar e sair do território brasileiro com o documento de viagem brasileiro, exceto se a nacionalidade brasileira foi anulada por decreto publicado no Diário Oficial da União.

O visto de entrada, em qualquer caso, é somente uma expectativa de permissão de entrada. A entrada do cidadão estrangeiro e sua permanência no Brasil poderão ser proibidas por decisão do Ministério da Justiça e executada pela Polícia Federal.

CATEGORIA DE VISTOS
VITUR
Visto de Turista

- Para turistas. o cidadão português está dispensado de visto para viajar ao Brasil em turismo por até 90 dias.
- Outras nacionalidades: consulte o "Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil".

VITEM I
Visto Temporário I

Para
- pesquisadores, professores ou membros de missão cultural ou científica que não recebam remuneração por fonte no Brasil;
- estagiários;
- atletas não profissionais, menores de 21 anos, para a prática intensiva de treino;
- técnicos, prestadores de serviços, voluntário, especialistas, cientistas e pesquisadores, ao abrigo de Acordo de Cooperação Internacional reconehcido pelo Ministério das Relações Exteriores.
- beneficiários de formação em operação e manutenção de máquinas e equipamentos produzidos em território nacional, sem vínculo empregatício no Brasil;
- estudantes no âmbito de programa de intercâmbio educacional;
- prestação de serviço voluntário junto de entidade religiosa ou de assistência social, sem vínculo empregatício com pessoa jurídica sediada no Brasil;
- com caráter excepcional, receber tratamento de saúde.
VITEM II
Visto Temporário II

Para:
- viagem de negócios superior a 90 dias;
- candidatos a pais adoptivos de menor brasileiro;
- tripulantes de navio ou aeronaves;
- jornalistas, cinegrafistas entre outros (para realizar reportagens ou filmagens de fundo jornalístico e / ou noticioso).
VITEM III
Visto Temporário III

Para:
- artistas e desportistas sem vínculo empregáticio no Brasil, que venham ao País para participar de eventos relacionados a sua área de atuação.
VITEM IV
Visto Temporário IV

Para:
- estudante que venha ao Brasil em caráter temporário, sem qualquer intuito imigratório ou de exercício de atividade remunerada.
VITEM V
Visto Temporário V

Para:
- exercer atividades laborais junto a empresas, com ou sem vínculo empregatício no Brasil (a empresa responsável no Brasil deve solicitar autorização de trabalho junto ao Minitério do Trabalho e Emprego).
VITEM VI
Visto Temporário VI

Para:
- correspondentes de jornais, revistar, rádio, televisão ou agência noticiosa estrangeira, remunerados por empresa estrangeira.
VITEM VII
Visto Temporário VII

Para:
- ministro de confissão religiosa ou membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa.
VIPER
Visto Permanente

Para:
- reunião familiar - casamento;
- reunião familiar - dependentes;
- reunião familiar - ascendentes;
- reunião familiar - irmão, neto, bisneto ou bisneto órfão;
- investidor estrangeiro;
- aposentados.

 Restrições Aduaneiras/ Sanitárias à Importação de Produtos

De um modo geral produtos de origem animal e vegetal, não industrializados, não podem ser importados. De acordo com instrução normativa divulgada no passado dia 10 de maio pelas autoridades brasileiras competentes, turistas, viajantes e tripulantes passam a estar autorizados a entrar no Brasil com produtos de origem animal (queijos, enchidos, confeitaria e outros) que tragam na bagagem.

Os produtos autorizados encontram-se divididos nos seguintes grupos:


- Produtos industrializados à base de carne, destinados ao consumo humano (esterilizados comercialmente, cozidos, extratos ou concentrados de carne, etc);
- Produtos lácteos industrializados (doce de leite, leite em pó, manteiga, natas, queijo com maturação longa, requeijão, etc);
- Produtos derivados de ovos (ovo em pó, ovo líquido, líquido pasteurizado, clara desidratada, etc);
- Pescados (salgado inteiro ou eviscerado seco, defumado eviscerado, esterilizado comercialmente);
- Produtos de confeitaria que contenham ovos, produtos lácteos ou carne na sua composição;
- Produto de origem animal para ornamentação.


Foram ainda estabelecidas quantidades limitadas por cada categoria de produtos: as carnes processadas e derivados estarão limitados a 10Kg por pessoa e os produtos lácteos, ovos e derivados e pescado processado a 5 Kg por pessoa.

Para entrar no território brasileiro, os produtos devem estar acondicionados ou embalados na sua embalagem original, com rótulo que possibilite a sua identificação e dos ingredientes que o compõe, incluindo prazo de validade. A fiscalização continuará a ser feita pelo Vigiagro do MAPA, por razões fitossanitárias.

Poderá obter informações complementares nos endereços seguintes:
- http://www.receita.fazenda.gov.br;
- http://www.agricultura.gov.br;
- http://portal.mj.gov.br/estrangeiros/data/Pages/MJ33FCEB63PTBRIE.htm;
- http://www.servicos.gov.br;
- http://portal.mte.gov.br/portal-mte (vistos de trabalho).

 

Condições de segurança

Com a excepção de algumas áreas de elevado risco que são conhecidas (essencialmente em zonas urbanas) e facilmente identificáveis, o Brasil turístico apresenta um perfil de segurança médio. Assim, e por regra, é aconselhável alguma precaução e atenção na circulação a pé nos centros urbanos, em especial em horário nocturno, mesmo em locais de acentuada frequência turística, pela possível ocorrência de assaltos e furtos, por vezes com grande violência física.

Não é recomendável o transporte e exibição de quaisquer objetos que possam ser vistos como de valor. Em caso de assalto, nunca se deve oferecer a menor resistência ou procurar a fuga, dada a elevada possibilidade de ser alvo de violência.

Devem ser evitadas viagens de automóvel à noite ou a utilização de táxis que não sejam credenciados pelas autoridades turísticas ou recomendados pelas unidades hoteleiras.

É aconselhável ao turista trazer apenas fotocópias dos seus documentos, deixando os originais no cofre-forte do hotel. Do mesmo modo, deve ser portador do nome e número de telefone do hotel, do Consulado de Portugal da área, bem como a indicação do contacto de pessoa a prevenir em caso de emergência.

Números de emergência:
- Polícia/ Brigada Militar: 190;
- Polícia Rodoviária Federal: 191;
- Bombeiros: 193;
- Emergência Médica: 192;
- Defesa Civil: 199

Para melhor informação consulte infra as Condições de Segurança dos Estados Federados Brasileiros.

Transportes

Transporte aéreo

Para informações completas sugere-se a consulta dos sítios Internet da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil brasileira e da Infraero:
- http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novo/anac_panfleto_bagagem.pdf;
- http://www.infraero.gov.br.

Transporte rodoviário

A rede rodoviária brasileira soma cerca de 1,7 milhões de quilómetros entre estradas federais, estaduais, municipais e concessionadas. Apesar das melhorias e investimentos em curso, ainda há pontos críticos que necessitam de atenção. Segundo dados da Pesquisa CNT de Rodovias 2011, 12,6% das rodovias brasileiras são consideradas ótimas, 30% boas, 30,5% regulares, 18,1 más e 8,8% péssimas. O relatório ainda aponta que 52% do asfalto das estradas brasileiras estão em estado satisfatório. A página da Polícia Rodoviária Federal (PRF) permite consultar as condições das estradas federais:
http://www1.dnit.gov.br/rodovias/condicoes/index.htm.

No Brasil, pode conduzir com a carta de condução portuguesa. Todavia, sugere-se que adquira a Licença Internacional, emitida em Portugal pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) - http://www.acp.pt.

Segurança rodoviária

Por razões de segurança, sugere-se que viaje sempre de dia.

Limites de velocidade permitidos

Os limites de velocidade definidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, Artigo 61º, são os seguintes:

"A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

§ 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:
I – Nas vias urbanas:
a) Oitenta quilômetros por hora (80km/h), nas vias de trânsito rápido:
b) Sessenta quilômetros por hora (60km/h), nas vias arteriais;
c) Quarenta quilômetros por hora (40km/h), nas vias coletoras;
d) Trinta quilômetros por hora (30km/h), nas vias locais;
II – Nas vias rurais:
a) nas rodovias:
1) Cento e dez quilômetros por hora (110km/h), para automóveis, camionetas e motocicletas; (Redação dada pela Lei nº 10.830, de 2003);
2) Noventa quilômetros por hora (90km/h), para ônibus e micro-ónibus;
3) Oitenta quilômetros por hora (80km/h), para os demais veículos;
b) Nas estradas, sessenta quilômetros por hora (60km/h).

§ 2º O órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com circunscrição sobre a via poderá regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores àquelas estabelecidas no parágrafo anterior."

Transporte ferroviário

Atualmente, o Brasil possui 33 comboios turísticos, que transportaram 3 milhões de passageiros em 2007, dos quais se destacam:
- Serra Verde Express (Curitiba - Morretes / Paranaguá);
- Great Brazil Express (Curitiba – Morretes);
- Trem do Corcovado no Rio de Janeiro (Cosme Velho - Cristo Redentor);
- Trem da Vale em Minas Gerais (Mariana - Ouro Preto);
- diversos do Instituto Estrada Real, em Minas Gerais – Tel. 0055 3132417166.

Transporte marítimo

Se pretende realizar um viagem de barco para o Brasil, sugerimos a consulta ao seguinte endereço: http://www.cruzeiros.com.pt/cruzeiros-lisboa-brasil-2012.

Se pretende velejar em águas brasileiras, informa-se que é obrigatório ter carteira de habilitação emitida pela Marinha na categoria veleiro, motonauta, arrais, mestre ou capitão amador. A mais comum é a de arrais amador, que permite conduzir embarcações a vela ou motor em águas interiores (rios, represas, baías, etc.).

Desde 2 de julho de 2012, os interessados em conseguir a carteira de Arrais terão que apresentar um atestado de embarcado comprovando que possui no mínimo 10 horas de tempo a bordo, além de pagar a taxa e apresentar todos os documentos necessários para tirar a carteira. Quem pretende pilotar motos aquáticas, terá que se matricular em marinas, iates clubes ou centros náuticos credenciados para fazer o curso de quatro horas de aulas práticas exigido para a carteira de Motonauta.

Alojamento

O turista que visita o Brasil pode contar com mais de 25 mil opções de hospedagem espalhadas pelo país - hotéis, resorts, albergues e pousadas de todos os preços e que atendem aos mais variados gostos e necessidades.

As regiões brasileiras possuem diferentes perfis de rede hoteleira. No Nordeste, por exemplo, está concentrada a maior parte dos resorts do país, já que esse é um dos principais destinos de lazer. O Sudeste, que recebe muitos viajantes de negócios, possui cerca de 2.200 meios de hospedagem, mais de 37% do total nacional cadastrado.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 6 mil meios de hospedagem cadastrados no Ministério do Turismo, a maioria dos quais localizada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

O preço médio do quarto de hotel no Brasil subiu 10% em 2011 para R$ 276.

Se precisar de pesquisar hoteis no Brasil, por estado, consulte o seguinte endereço.
http://www.hotelinsite.com.br/.

Se optar pelo campismo, consulte a página do Camping Clube do Brasil, em:http://www.campingclube.com.br/

Cuidados de saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento permanente (24h / dia) de urgência e emergência em qualquer lugar. A chamada é gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Aconselha-se aos turistas viajar com um seguro de saúde com repatriamento garantido, bem como serem portadores de um cartão de crédito que possa cobrir eventuais despesas que venham a ocorrer em caso de urgência médica.

Foi publicado no passado mês de março o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti - LIRAa, que traça o diagnóstico da Dengue em mais de 1800 municípios brasileiros. O LIRAa utiliza um índice com três níveis (Risco, Alerta, Satisfatório) que leva em consideração a percentagem de casas visitadas que tinham larvas do mosquito Aedes aegypti.

Pelo levantamento, apenas Cuiabá (MT) está no nível máximo do índice, sendo a única capital de Estado em situação de Risco.

18 capitais apresentaram índice de Alerta - Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Estão em situação satisfatória as capitais João Pessoa (PB), Teresina (PI) e Brasília (DF).

Note-se que as capitais Boa Vista (RR), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Natal (RN) e Rio Branco (AC) ainda não apresentaram ao Ministério da Saúde os respetivos resultados do LIRAa.

A região Nordeste concentra a maioria dos municípios com índices de risco de epidemia de dengue, seguido do Sudeste, Sul, Norte, e Centro-Oeste (com menor incidência).

Os avisos aos viajantes estrangeiros publicados pelo Ministério da Saúde indicam que “em caso de viagens para áreas de risco de dengue, o ideal é hospedar-se em locais que disponham de telas de proteção nas portas e janelas. Utilizar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionando alguma proteção às picadas do mosquito. Repelentes compostos por DEET, IR3535 ou Icaridin podem ser aplicados na pele exposta ou nas roupas e seu uso deve estar em estrita conformidade com as instruções do rótulo. A utilização de mosquiteiro proporciona boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia, como por exemplo os bebés.

Para redução das picadas por mosquitos em ambientes fechados, recomenda-se o uso de inseticidas domésticos em aerossol, espiral ou vaporizador. 

Febre do Vírus Zika  – Segundo a literatura, mais de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas (quando presentes são caracterizadas por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça e menos frequentemente, edema, dor de garganta, tosse, vômitos e hematospermia). Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a artralgia pode persistir por aproximadamente um mês.

O tratamento dos casos sintomáticos recomendado é baseado no uso de medicamentos para o controle da febre e da dor (paracetamol). No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados. No entanto, é desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico (aspirina) e outras drogas anti-inflamatórias em função do devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por síndrome hemorrágica como ocorre no caso da Dengue.

Prevenção

Não há vacina contra o Zika vírus e as medidas de prevenção e controle são semelhantes às da Dengue.

O Ministério da Saúde recomenda às grávidas a utilização de repelente tópico, considerando a possível relação entre a infecção pelo vírus Zika e os casos de microcefalia diagnosticados no país. Estudos disponíveis na literatura, conduzidos em gestantes, indicam que o uso tópico de repelentes à base de DEET não apresenta riscos para o feto (mais informações podem ser obtidas no endereço eletrónico:

http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/dezembro/04/Nota-Anvisa-Repelentes-e-Saneantes-02dez2015.pdf).  

Recentemente, foi também observada uma possível correlação entre a infecção ZIKA e a ocorrência de síndrome de Guillain-Barré (SGB) em locais com circulação simultânea do vírus da dengue, porém ainda não está confirmada a correlação.

É preciso estar atento ao surgimento dos sintomas da doença. Caso ocorra, deve-se procurar imediatamente orientação médica e evitar automedicação. O doente com dengue pode apresentar sintomas como a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. O aparecimento sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, letargia, sonolência ou irritabilidade, hipotensão e tontura podem indicar um sinal de alarme e/ou de agravamento.

Os casos graves necessitam de especial atenção médica, pois podem ser fatais. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas.

Link úteis:

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/dengue

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/17034-dengue-liraaaponta340municipiosemsituacaoderiscohttp://portalsaude.saude.gov.br/index.php/oministerio/principal/secretaris/svs/viajante

Informação sobre dados estatísticos referentes à situação epidemiológica pode ser obtida no seguinte endereço: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/situacao-epidemiologica-dados-dengue

Nota informativa do Ministério da Saúde do Brasil recomendando a vacinação contra a febre amarela para viajantes com destino ao Brasil: "O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre-amarela para todos os viajantes internacionais acima dos seis meses de idade que se dirigem aos Estados com áreas de risco, com uma antecedência mínima de dez dias de viagem. A vacina é contra indicada para crianças com menos de seis meses de idade, para pessoas com o sistema imunológico comprometido por doenças (neoplastia, AIDS (SIDA) ou infecção pelo HIV), ou pelo uso de drogas imunodepressoras, radioterapia e para pessoas com história de reacção anafilática relacionada a ovo de galinha ou seus derivados. Gestação em qualquer fase constitui contra-indicação relativa, devendo ser avaliado cada caso. São condições de adiamento de vacinação doenças agudas febris moderadas ou graves até à resolução do quadro. Para indivíduos seropositivos para HIV e que se desloquem para áreas de risco de transmissão de febre-amarela deve ser indicada a vacinação levando-se em conta a contagem de CD4 e carga viral." A nota do Ministério da Saúde do Brasil identifica como áreas de ocorrência de casos de febre amarela todos os Estados e Municípios de Regiões Norte e Centro-Oeste, todos os Municípios do Maranhão e Minas-Gerais, os Municípios localizados ao Sul do Piauí, Oeste e Sul da Bahia, Norte do Espírito Santo, Noroeste de S. Paulo e Oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nos termos da recomendação das autoridades brasileiras, aconselha-se que antes de viajar consulte o seu médico ou procure os centros de vacinação conta a febre-amarela. Para mais informação poderá consultar:
www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+em+viagem/consulta+de+saude+do+viajante.htm.

É geralmente recomendável o consumo de água engarrafada, sendo de evitar as saladas cruas em locais de higiene duvidosa. É aconselhável vacinação contra a febre-amarela e hepatite. Aconselha-se a utilização de repelentes de insectos e redes mosquiteiras nos quartos.

Endereços dos principais hospitais, clínicas e médicos

Ver nas secções relativas a cada Estado ou consultar:
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/

Farmácias

Existem redes de farmácias por todo o país, muitas delas abertas 24horas por dia.

Telecomunicações

A rede telefónica fixa e móvel funciona bem. Os telemóveis comprados em Portugal funcionam no Brasil se tiverem integrado o sistema tri-band ou qadri-band (melhor opção para viajantes para garantir a melhor cobertura de rede. Um aparelho quadri-brand opera nas quatro frequências mais comuns utilizadas pelo sistema GSM: 850/900/1800/1900 Mhz).

Para informação sobre comunicações durante os Grandes Eventos (Copa 2014 e Olimpíadas 2016), especialmente destinada a público especializado que trabalhará nos eventos, como emissoras de rádio e tevê e fornecedores de equipamentos, consultar o endereço da ANATEL:
www.anatel.gov.br/hotsites/AnatelGrandesEventos/pt/inicio/index.html

Informações úteis

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Consulado-Geral do Brasil em Lisboa:
- Área de jurisdição: distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira;
- Endereço: Praça Luís de Camões, 22, 1º, 1249-190 Lisboa;
- Telefone.: 00351 213214100 (geral) / 00351 962520581 (plantão consular);
- Fax: 00351 213473926;
- Correio electrónico: consbras.lisboa@netcabo.pt;
- Sítio Internet: www.consulado-brasil.pt;

Consulado-Geral do Brasil no Porto:
- Área de jurisdição: distritos Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto e Vila Real ;
- Endereço: Av. de França, 20, 1º, 4050-275, Porto;
- Telefone: 00351 225430655 / 656 (geral);
- Fax: 00351 226001893;
- Correio electrónico: cgporto@mail.telepac.pt;
-Sítio Internet: http://www.portalconsular.mre.gov.br/mundo/europa/republica-portuguesa/porto/informacoes/atendimento-ao-publico

INFORMAÇÕES ESTADUAIS

ACRE

Capital: Rio Branco

Condições de segurança

Não são conhecidos quaisquer fluxos de portugueses para esta região, sejam de natureza turística, migratória ou de negócios. Os índices de criminalidade não são relevantes.

Informações úteis

Podem ser encontrados na capital serviços bancários, transportes (tem aeroporto) e comunicações eficientes.

ALAGOAS

Capital: Maceió

Clima

A temperatura média durante todo o ano é de 30º C.

Sistema bancário

É possível efectuar levantamentos nas caixas ATM do Banco Bradesco (por razoes de segurança, recomenda-se evitar tais procedimentos em locais não vigiados)

Condições de segurança

Convém tomar algumas precauções como caminhar à noite apenas na orla marítima em frente aos hotéis e evitar viajar à noite nas estradas fora das cidades. As praias da Avenida e do Pontal (Porto) são impróprias para banho. Ao tomar banho na praia do Francês, evitar nadar devido às fortes correntes. Convém também respeitar os limites naturais (arrecifes). É aconselhável evitar todos os meios de transportes - táxis, carrinhas de turismo ou jipes com motoristas, automóveis de aluguer, autocarros (ônibus) - não credenciados pela Embratur. Nas compras com cartões de crédito, recomenda-se atenção ao valor expresso no recibo, a fim de evitar problemas futuros. Ao sair do hotel, leve fotocópias dos documentos de identificação.

Transportes

Aeroporto Internacional: Zumbi dos Palmares, localizado no Tabuleiro dos Martins (20 minutos do centro da cidade) – Tel. (82) 322 1300. Encontra-se presentemente em reestruturação para voos internacionais e ampliação. Não oferece voos directos para Portugal, mas existem voos charter operados pela Air Luxor.

Cuidados de saúde

Em Maceió existem dois hospitais públicos SESI e AÇUCAR e um hospital privado – UNIMED. Aconselha-se a contratação de um seguro de viagem. Os agentes das companhias seguradoras são as empresas de turismo.

Telecomunicações

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. É possível obter na TMN telemóveis para funcionamento no Brasil.

Informações úteis

Podem ser encontrados na capital serviços bancários, transportes (tem aeroporto) e comunicações eficientes. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

AMAZONAS

Capital: Manaus.

Condições de segurança

Níveis de delinquência pouco significativos. Aconselham-se as precauções mínimas para qualquer viagem.

Transportes

Aeroporto Internacional: Eduardo Gomes, com boas ligações com o resto do país. Rede de transportes terrestres precária. A rede de transportes fluviais funciona como alternativa..

Cuidados de saúde

É aconselhável o consumo de água engarrafada. É imprescindível a vacinação contra a febre-amarela com pelo menos dez dias de antecedência. O uso frequente de repelentes é altamente aconselhável, sobretudo nos passeios pela floresta Amazónica e Rio Amazonas.

Hospitais públicos para atendimento de emergência:
- Hospital 28 de Agosto: 0055 926434800;
- Hospital Zona Leste: 00559 26471750.

Telecomunicações

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema..

BAHIA

A Bahia é o mais importante Estado do Nordeste do Brasil, cuja costa foi o ponto de chegada dos navegadores portugueses em começos do século XVI. Com uma área de 564.273 Km2, apresenta grandes diferenças no seu relevo. O ponto mais alto, o pico das Almas, tem 1958 metros. A capital da Bahia, Salvador, tem uma forte influência arquitectónica portuguesa, apreciável nas inúmeras igrejas do período colonial, bem como na ordenação dos bairros antigos da cidade (alguns dos quais ostentando nomes correspondentes aos bairros de Lisboa, como Graça, Mouraria ou Lapa). Existem inclusivamente alguns edifícios dignos de ser visitados que não se encontram-se nos roteiros turísticos comuns, como o da Santa Casa da Misericórdia. Ou ainda o edifício da Faculdade de Medicina da Bahia, cuja criação pelo Príncipe Regente D. João (futuro D. João VI), no local do antigo Colégio dos Jesuítas, constituiu o início do Ensino Superior no Brasil.

Merece ainda ser referido que na Bahia, a cultura portuguesa trazida pelos descobridores foi-se combinando, de forma única, com outras influências, como a indígena e africana, de que resultou um património cultural rico e criativo, muitas vezes patente em manifestações de sincretismo, nomeadamente religioso. A cultura baiana é bem conhecida do público português através dos romances de Jorge Amado, ou da música de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros tantos músicos e artistas brasileiros oriundos da Bahia.

Além de Salvador, a influência colonial é também patente noutras cidades deste Estado, como Cachoeira, São Félix ou Santo Amaro da Purificação (no Recôncavo baiano), ou ainda Caravelas, na costa sul da Bahia. Para além das praias de toda a orla costeira baiana, outras regiões de grande beleza natural começam a ser descobertas pelo Turismo, como a Chapada Diamantina (propensa ao eco-Turismo) ou a região vinícola do vale de São Francisco. A sul do Estado da Bahia, situa-se a cidade de Porto Seguro, enquadrada na região costeira onde teve lugar o Descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Trata-se de uma região histórica de grande beleza natural, com grande animação turística e cultural. Destaca-se, nomeadamente, os povoados de Arraial d'Ajuda, Trancoso e Santa Cruz de Cabrália, muito frequentados por turistas e artistas de várias partes do mundo.

O Carnaval da Bahia é por excelência o período de festa popular em que Salvador recebe turistas brasileiros e estrangeiros durante cerca de dez dias. Recomenda-se a reserva de passagens aéreas e de alojamento com a devida antecedência.

Outras festas ocorrem ao longo do ano com destaque para a Lavagem do Bonfim, o Festival de Verão e o São João da Bahia.

Clima

O clima tropical predomina em toda a Bahia, apresentando distinções apenas quanto aos índices de precipitação em cada uma das diferentes regiões. No litoral e na região de Ilhéus, a humidade é maior, e os índices pluviométricos podem ultrapassar os 1.500 mm anuais. A estação mais quente vai de dezembro a março.

Sistema bancário   Os principais cartões de crédito internacional são normalmente aceites (Visa, Mastercard e American Express), embora o uso do dinheiro em espécie seja predominante.

Condições de segurança

Salvador exige cuidado com assaltos (que podem tornar-se violentos) susceptíveis de ocorrer, contra peões, em qualquer ponto da cidade, sem excepção, mesmo durante o dia. Evitar assim transportar valores, ou, deixar transparecer a sua posse, mesmo que materialmente insignificantes. De preferência, usar as praias dos hóteis e frequentar restaurantes de acesso reservado. Não é aconselhado utilizar os transportes públicos locais, excluindo os táxis legalmente cadastrados. Fora de Salvador, convém manter-se sempre informado sobre as condições concretas da segurança local, nomeadamente as áreas que podem ser frequentadas e as horas em que tal possa ser feito em segurança. Evitar deslocações de carro na cidade depois de escurecer.

Enquanto estiver na Bahia deverá sempre fazer-se acompanhar do original do seu passaporte, único documento de identificação que será aceite pelas autoridades brasileiras. Mantenha uma cópia do passaporte e os originais dos restantes documentos em local considerado seguro, circulando com fotocopias destes.

Transportes

Aeroporto Internacional: Luís Eduardo de Magalhães - Tel. 0055 33041130 / 1544. Outros aeroportos do Estado, como o de Porto Seguro, podem também ter voos internacionais, nomeadamente "charter" para e da Europa. As deslocações fora de Salvador deverão ser acordadas com os hoteis e as agências de Turismo, não se aconselhando o uso das redes de transportes públicos, nomeadamente as interurbanas normais. Ao tomar um táxi em Salvador deverá certificar-se de que o taximetro está ligado e qual a "bandeira" (1 ou 2) usada. As condições de uso da "bandeira 2", mais cara, dependente da hora, dia da semana e do número de passageiros estão afixadas dentro do táxi e poderão ser consultadas. No caso de táxis especiais, desprovidos de taxímetro, deve consultar-se a tabela - geralmente fixada por Lei - ou contactar um representante dessa empresa de táxis - que normalmente se encontra no aeroporto ou em hóteis onde esses táxis estacionam. Deverá deixar resolvida qualquer questão sobre o pagamento do transporte antes da partida, evitando possíveis situações desagradáveis no final da deslocação. Em caso de dúvida, optar por tomar outro táxi.

Cuidados de saúde

Em virtude do alerta emitido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a 13 de maio último, relativo ao aumento de casos de gripe e de Síndrome Respiratória Aguda Grave ocasionados pelo vírus Influenza AH1N1, recomenda-se aos turistas que assegurem a toma da respetiva vacina antes da entrada no estado da Bahia”. Para mais informações consultar http://www.saude.ba.gov.br/novoportal/images/stories/PDF/Boletim-Epidemiologico/BOLETIM_EPIDEMIOLOGICO_BA_N%2007_%2013.05.2016.pdf).

Por precaução, além da febre amarela, acautelar a necessidade de vacinas contra surtos ocasionais de doenças específicas (designadamente o dengue), tendo em especial atenção as indicações gerais mencionadas neste Portal para o Brasil. Deverá ainda como consultar, antes da viagem, as instituições de Saúde portuguesas ou o Consulado-Geral em Salvador. Aconselha-se o uso permanente de replentes de insectos. Ter em atenção a qualidade dos restaurantes e locais de venda de comida. Beber apenas água engarrafada ou tratada.

Principais Hospitais e Clínicas: Em Salvador, ou nos arredores, aconselha-se o recurso ao Hospital Português da Bahia, um dos melhores do Estado - Tel. 0055 71 32035555.

Telecomunicações

A rede telefónica fixa e móvel funciona com dificuldades técnicas. È possível a utilização de telemóveis (telefones celulares) portugueses.

Contactos úteis em Salvador

Delemig – Delegacia da Emigração – Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães Fone: 71-3319-6076 /6077 / 6078. Fax: 3338-4559.

Deltur – Delegacia do Turismo (em caso de assalto, roubo e perda de documentos) Fone: 55-71 – 3116-6531.   Emergência Médica – SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – 192

Bombeiros -  193

Policia de Trânsito (DETRAN) – 154

Polícia Militar – 190

Policia Civil – 197

Defesa Civil - 199

CEARÁ

Capital: Fortaleza.

O Ceará tornou-se um dos principais destinos dos portugueses no Brasil. Em Fortaleza, a Praia do Futuro disponibiliza nas suas "barracas" (apoios de praia) uma boa estrutura aos banhistas. Recomenda-se uma visita ao complexo do Centro Cultural Dragão do Mar e Theatro José de Alencar. O artesanato é muito apreciado na feira do Artesanato na Av. Beira Mar, no Ceart, Centro Oficial de Artesanato na Praça Luísa Távora e no Mercado Central ao lado da Catedral Metropolitana, onde poderá visitar o Forte Nossa Senhora da Assunção com a sua Praça Martim Soares Moreno, português fundador do Ceará. Caminhar pelos quatro quilómetros da Beira Mar no inicio da manhã e fim de tarde são actividades muito apreciadas pelos cearenses e turistas. Nos arredores de Fortaleza, o Beach Park no Porto das Dunas e o Museu da Cachaça em Maranguape são também muito procurados bem como o Aquiraz Riviera para a prática de Golf. Boas estradas estaduais sinalizadas ligam Fortaleza à costa do sol poente até Flexeiras, Jericoacoara e Camocim passando por Cumbuco, destino de Kite-surf e do Resort Vila Galé Cumbuco, e à costa do sol nascente até Canoa Quebrada e Icapuí, com muitas opções de praias e hotéis de várias categorias . A paisagem dos monólitos em Quixadá com condições para a prática do vôo-livre e as Serras de Guaramiranga e Ubajara e Viçosa são outras opções do Ceará.

Clima

A temperatura média máxima durante todo o ano é de 30º C. e a média mínima é de 23º, com humidade agradável. Temperatura média da água do mar 26º C.

Sistema bancário

Nas compras com cartões de crédito, recomenda-se atenção ao valor expresso no recibo, a fim de evitar problemas futuros. Ao sair do hotel, leve fotocópias dos documentos de identificação. Se levantar dinheiro nas agencias bancárias use o máximo de discrição e atente à possibilidade do crime "saidinha bancária", em que um cúmplice informa outro no exterior do banco para posterior roubo. Evite retirar dinheiro nos Caixas ATM situados na Av. Beira Mar, devido ao risco de clonagem de cartões nesses caixas.

Condições de segurança

Fortaleza é a quinta cidade Brasileira em população e um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Convém tomar as mesmas precauções das grandes cidades brasileiras para desfrutar de férias tranquilas: caminhar à noite apenas na orla marítima em frente aos hotéis e enquanto houver movimento; evitar viajar à noite nas estradas fora das cidades; as praias entre a ponta do Mucuripe e a Barra do Ceará são impróprias para banho; ao tomar banho na praia do Futuro evitar nadar devido às fortes correntes; na praia do Futuro, nos meses de chuva, algumas áreas também ficam impróprias. Para mais esclarecimentos, consulte o boletim da Secretaria do Meio Ambiente Estadual. Devem-se evitar todos os meios de transportes (táxis, carrinhas de turismo ou jipes com motoristas, autocarros - ônibus) não credenciados. Os turistas devem dar preferência ao uso de táxis que são fáceis de encontrar, mesmo à saída de eventos noturnos ou ligando para as diversas centrais. Os passeios de "buggy" (conhecidos por Bugre) nas praias e dunas (só nas cooperativas credenciadas) com padrão de serviço " com emoção " devem ser evitados e apenas realizados nos lugares do veículo com cinto de segurança. A circulação de quadriciclos é ilegal fora de terrenos particulares e têm-se verificado acidentes graves no seu aluguer por turistas nas praias. Ao circular a pé evite usar bolsas, "pochetes", máquinas fotográficas relógios e outros adereços vistosos. Para turismo residencial deve-se dar preferência a condomínios verticais ou horizontais evitando-se residências isoladas.

Transportes

Aeroporto Internacional: Pinto Martins, localizado na Av. Senador Carlos Jereissati, 2000 - Tel. 0055 33921200. Existem voos directos diários para Portugal operados pela TAP, e voos bi-semanais pela TACV, com escala em Cabo-Verde.

Cuidados de saúde

Bons hospitais privados em Fortaleza e rede pública em ampliação, mas precária nas cidades menores do interior, com excepção de Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu. É aconselhável o consumo de água engarrafada e evitar consumo de alimentos fora dos estabelecimentos. A única doença endémica a assinalar é o dengue. Nunca viaje sem fazer seguro de saúde.

Endereços dos Principais Hospitais e Clínicas:
-Instituto José Frota (público): Tel. Emergências: 0055 32555000;
-Hospital Monte Klinikum (privado): Tel. 0055 40120012;
-Hospital São Mateus (privado): Tel. 0055 34211444.

Telecomunicações

A rede telefónica local fixa e móvel e internet funciona bem. É fácil e económico adquirir chips e telemóveis(celulares) pré-pagos.

Informações úteis

Contactos úteis:
- Telemóvel de Emergência do Vice-Consulado (24 horas):0055 88679850;
- Delegacia de Apoio ao Turista (24 horas):Tel. 0055 31012488;
- Polícia Militar e Bombeiros: Tel. 190.

Links úteis Secretaria Estadual do Turismo:
- www.turismo.ce.gov.br;
- http://www.dragaodomar.org.br.

DISTRITO FEDERAL

Capital: Brasília

Sistema bancário

É possível efectuar levantamentos em terminais ATM 24 horas. Aconselha-se a que tais levantamentos sejam efectuados preferencialmente durante o dia, nas caixas colocadas no interior de bancos, no aeroporto ou em centros comerciais.

Condições de segurança

Fenómenos de delinquência em crescimento, em particular os chamados "sequestros-relâmpago" que se destinam a, num curto espaço de tempo, extorquir o máximo de dinheiro às vitimas. Aconselha-se a não ostentação de objectos de valor e / ou meios de pagamento. É desaconselhada a circulação de automóvel à noite nas estradas fora da cidade. Em caso de assalto, não deve oferecer qualquer tipo de resistência.

Transportes

Aeroporto: Presidente Juscelino Kubitscheck, com boas ligações com o resto do país. Rede de transportes terrestres urbanos bastante desenvolvida (autocarro e "lotações"). A rede de transportes interurbanos para ligação com as cidades-satélite também é bastante desenvolvida (autocarros, "lotações" e metro), mas é desaconselhável a turistas, por razões de segurança.

Cuidados de saúde

Durante a estação seca (Maio a Setembro) recomenda-se a ingestão frequente de líquidos. Sempre que possível, é aconselhável o consumo de água engarrafada. É aconselhável a vacinação contra a febre-amarela com pelo menos dez dias de antecedência. As autoridades de saúde brasileiras têm alertado para uma epidemia de dengue, doença hemorrágica provocada por picada de mosquito. Os sintomas da dengue são próximos dos de uma gripe, mas não deve ser utilizada a aspirina, antes medicamentos à base de paracetamol. Aconselha-se a utilização de repelentes de insectos e redes mosquiteiras nos quartos.

Hospitais públicos para atendimento de emergência:
- Hospital de Base: 0055 6133254050 / 3325 5050;
- Hospital Regional da Asa Norte: 0055 6133254300 / 33254313.

Se pretende informações sobre onde encontrar uma farmácia 24horas em Brasilía, consultar:
http://www.telelistas.net/df/brasilia/farmacias+e+drogarias+24h/

Telecomunicações

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

GOIÁS

Capital: Goiânia

Condições de segurança

Níveis de delinquência pouco significativos. Aconselham-se as precauções mínimas para qualquer viagem.

Transportes

Aeroporto: Santa Genoveva, com boas ligações com o resto do país. A rede de transportes terrestres urbanos e interurbanos é bastante desenvolvida.

Cuidados de saúde

É aconselhável o consumo de água engarrafada. É aconselhável a vacinação contra a febre-amarela com uma antecedência mínima de dez dias antes da viagem. As autoridades de saúde brasileiras têm alertado para uma epidemia de dengue, doença hemorrágica provocada por picada de mosquito. Os sintomas da dengue são próximos dos de uma gripe, mas não deve ser utilizada a aspirina, antes medicamentos à base de paracetamol. Aconselha-se a utilização de repelentes de insectos e redes mosquiteiras nos quartos.

Hospitais públicos para atendimento de emergência:
- Hospital de Urgência de Goiânia: 0055 625464444;
- Hospital de Clínicas (HC): 0055 622021800.

Telecomunicações

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

Informações úteis

Consulado Honorário de Goiânia e Centro Português
- Endereço: Av. Portugal, 914-A, Setor Oeste, 74150-030, Goiânia – GO;
- Telefones: 0055 6232513543 / 6232513620 (Centro Português);
- Fax: 0055 6232955190;
- Secretária Line;
- Período de atendimento: de 2ª a 6ª das 8:00 às 12:00 horas.

MATO GROSSO

Capital: Cuibá

Condições de segurança

Níveis de delinquência pouco significativos. Aconselham-se as precauções mínimas para qualquer viagem, sobretudo em saídas nocturnas.

Transportes

Aeroporto Internacional: Marechal Rondon, com boas ligações com o resto do país. A rede de transportes terrestres é bastante desenvolvida.

Cuidados de saúde

É aconselhável o consumo de água engarrafada. É ainda aconselhável a vacinação contra a febre-amarela com uma antecedência mínima de dez dias antes da viagem. As autoridades de saúde brasileiras têm alertado para uma epidemia de dengue, doença hemorrágica provocada por picada de mosquito.

Hospitais públicos para atendimento de emergência:
- Hospital Geral de Cuiabá: 0055 656167000;
- Hospital Municipal Cuiabá: 0055 656248416.

Telecomunicações

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

MINAS GERAIS

Capital: Belo Horizonte.

Minas Gerais detém um muito valioso património arquitectónico-histórico, com destaque para o chamado circuito das cidades históricas: Ouro Preto, Diamantina, Congonhas do Campo (todas Património Cultural da Humanidade / UNESCO), Sabará, Mariana, S. João del Rey e Tiradentes, sendo também de relevar a qualidade das estâncias termais.

Clima

Clima variado. A Norte é tropical semi-árido, no Centro e Sul tropical semi-húmido, nas regiões altas tropical de altitude. Os níveis médios de temperatura e de pluviosidade não têm variações extremas.

Condições de segurança

As condições de segurança são razoáveis. Por ser um estado de muito turismo, recomendam-se as precauções já indicadas. Telefone da Polícia Federal (Secção de passaporte, visto e registo de estrangeiros): 0055 3133305200.

Transportes

Aeroportos deTancredo Neves (internacional a 35km do centro de Belo Horizonte) e de Pampulha (a 5km do centro de Belo Horizonte- ligações aéreas regionais). Ambos os aeroportos proporcionam ligações inter-estaduais por via aérea. A rede viária está em condições razoáveis.

Cuidados de saúde

Endereços dos Principais Hospitais e Clínicas:
- Hospitais Felício Rocho: Av. do Contorno, 9530 BH-MG – Tel. 0055 3135147186 / 7000;
- Mater Dei: Rua Gonçalves Dias, 2700 (Bloco I) BH-MG - Tel. 0055 3133399000;
- Biocor: Alameda da Serra 217, Vila da Serra Nova Lima, MG - Tel. 0055 3132895096;
- Serviços de Enfermagem de Urgência: Tel. 0055 3132223322.

Telecomunicações

Boa rede fixa de telecomunicações. Rede móvel com frequência GSM.

Informações úteis

Consulado Geral de Portugal em Belo Horizonte:
- Telemóvel deEmergência consular (24h): 0055 3199420726.

Endereços Úteis:
- http://www.asminasgerais.com.br;
- http://pbh.gov.br;
- http://www.descubraminas.com.br;
- http://belohorizonte.mg.gov.br.

PARÁ

Capital: Belém do Pará.

Clima

O clima é equatorial, quente e húmido, com ventos frequentes e muita chuva pelo facto do Estado do Pará se localizar na região do Equador. O indíce pluviométrico é menor entre os meses de Julho a Outubro, quando há mais horas de sol. As temperaturas médias anuais oscilam entre 24º C e 30º C e a humidade relativa do ar é de 80 %. O Arquipélago do Marajó concentra as áreas mais húmidas do Estado. Os municípios do Médio Amazonas detêm as áreas menos húmidas..

Sistema bancário

O levantamento com débito automático em conta apenas é possível com cartões Visa Plus e Mastercard Cyrrus.

Condições de segurança

As condições de segurança são débeis. A violência é uma realidade muito preocupante no Estado, em particular na capital Belém, onde a taxa de homicídios tem vindo a aumentar. Os furtos e os chamados de "sequestro relâmpago" sãp frequentes, estes, por vezes, com muita violência e incluindo a viatura em que circula o sequestrado. Assim, é necessário ter atenção redobrada em caso de levantamento de dinheiro nas caixas electrónicas situadas na rua. Sugere-se muita prudência e opção pelas caixas situadas no interior de estabelecimentos.

Transportes

Novo aeroporto Internacional Val-de-Cães com excelentes condições. Existe uma rede de transportes aéreos com inúmeros voos dentro do estado e do país (rede regular de transportes internos). As ligações directas internacionais são praticamente inexistentes (apenas uma ligação bissemanal com os EUA, via Miami). Ampla rede de transportes fluviais. Rede de estradas em estado satisfatório e consequente exploração de uma rede de transportes rodoviários acessível e que oferece condições satisfatórias.

Cuidados de saúde

Aconselham-se as medidas de prevenção habituais em países equatoriais, designadamente a vacinação contra a febre-amarela. Para deslocações ao interior é aconselhável o tratamento profilático contra a malária e paludismo.

Endereços dos Principais hospitais e clínicas:
- Hospital Adventista de Belém: Avenida Almirante Barroso, 1758 - Tel. 0055 9132468686 – Página Internet: http://www.hab.org.br;
- Hospital Maternidade D. Luiz Beneficiente Portuguesa: Avenida Generalíssimo Deodoro, 868 - Tel. 0055 9132414144 / 32101400;
- Incor (Pronto Socorro Cardiológico e Laboratório): Avenida Gentil Bittencourt, 2175 - Tel. 0055 9132174000;
- Clínica Porto Dias Urgências e Emergências: Avenida Almirante Barroso, n.º 1454, Marco - Tel. 0055 9130843000.

Telecomunicações

Rede de Telecomunicações: satisfatória com três operadoras que permitem a realização de ligações telefónicas inter-estaduais e internacionais (Embratel 021; Intelig 023; Oi 031; TIM 041).Operadoras rede móvel: TIM, Oi, Claro e Vivo. Todas permitem efectuar ligações internacionais e oferecem serviços habituais das operadoras móveis em Portugal.

Informações úteis

Vice-Consulado de Portugal em Belém:
- Telemóvel de Emergência Consular (24h): 0055 9188991703

Endereços Úteis:
- Governo do Estado do Pará: http://www.governodopara.pa.gov.br;
- Companhia Paraense de Turismo: http://www.paratur.pa.gov.br;
- Universidade da Amazónia: http://www.unama.br.

PARANÁ

Capital do Estado: Curitiba. Principais cidades: Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa.

Clima

No litoral do Paraná predomina um clima tropical húmido, em estação seca. Nas regiões norte, oeste e sudoeste predomina um clima sub-tropical húmido, com verões quentes e sem estação seca. A Temperatura média do Estado é de 18,5ºC. Curitiba, a capital do Estado, encontra-se situada a 1000 metros de altitude, possui instabilidade climática com alterações bruscas de temperatura ao longo do ano.

Sistema bancário

Grande número de agencias nas principais cidades e capital, com facilidade na compra e venda do contracto de moedas para importação e exportação. Facilidades via Internet

Condições de segurança

As condições de segurança são instáveis. Assiste-se à deterioração das condições gerais de segurança com o aumento da criminalidade. Telefone de Emergência em caso de acidente de trânsito: 3663131.

Transportes

Aeroportos como os de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá, no Estado do Paraná, mantém linhas regulares com os grandes centros do País e linhas aéreas internacionais. O Paraná tem 2240 km ferrovias e 15 mil quilómetros de rodovias pavimentadas. O porto de Paranaguá é a maior via de escoamento de toda a produção agrícola e industrial do Paraná, de alguns estados vizinhos e até do Paraguai.

Cuidados de saúde

É aconselhável o consumo de água mineral engarrafada. O Paraná enfrentou uma epidemia de conjuntivite viral. Por outro lado, aumenta o risco de dengue hemorrágica. A maior ocorrência de dengue clássica leva ao aumento da probabilidade do registo de casos da sua manifestação hemorrágica. Relembra-se que existe um acordos da Previdência Social entre o Brasil e Portugal. Assinala-se, também, a morosidade no processamento de seguros.

Principais Hospitais:
- Hospital das Clínicas UFPR: 0055 413601800;
- Hospital Nossa Senhora das Graças: 0055 413352121;
- Hospital Santa Cruz: 0055 413123000;
- Santa Casa de Misericórdia: 0055 413203500.

Número de emergência médica: 193.

Telecomunicações

Assiste-se a uma ampliação da área de cobertura e ao aumento da capacidade e melhoria da transmissão. O sistema de telecomunicações é dos mais eficientes do País. É uma rede de transporte de alta capacidade, com o escoamento de telefonia (voz), comunicação de dados, imagem e vídeo.

Informações úteis

Endereços electrónicos úteis:
- Serviços públicos, informações sobre cultura, meio ambiente e transportes: www.curitiba.pr.gov.br;
- Endereços, hoteis, restaurantes, guias de ruas: www.guiamais.com.br;
- Governo do Estado e Secretarias de Estado: www.pr.gov.br;
- Informações e indicadores económicos: www.fiepr.com.br;
- Câmara Portuguesa de Comércio so Sul do Brasil cpcsb@uol.com.br

PERNANBUCO

Capital: Recife.

Clima

O clima em Recife é tropical húmido com acentuada influência marítima, de temperaturas agradáveis entre os 24º e os 26ºC durante todo o ano. A estação das chuvas ocorre entre Março e Setembro..

Sistema bancário

É importante tomar bastante atenção a fraudes com cartões de crédito pelo que é conveniente quando efectuados pagamentos nunca perder de vista o cartão e rasgar o químico.

Condições de segurança

O Recife tem uma das taxas de criminalidade mais elevadas do Brasil pelo que se aconselha a maior precaução possível. Os turistas deverão evitar dar nas vistas, ostentar objectos de valor e efectuar passeios solitários à noite, principalmente em locais isolados e/ou pouco iluminados. Não é aconselhável a utilização de autocarros, recomendando-se o uso de táxis ou de outros meios aconselhados pelas agencias de viagens ou hotéis. No interior, em Porto Galinhas (por exemplo) e em outros locais turísticos costeiros, a segurança é um pouco maior. Ao sair usar fotocópias dos documentos de identificação.

Delegacia do Turista: Tel. 0055 8133269603.

Transportes

Aeroporto Internacional: Guararapes, localizado na área urbana do Recife, a 12 km do centro da cidade. A TAP opera voos diários. A rede de ligações aéreas com o resto do país é muito boa.

Cuidados de saúde

É aconselhável o consumo de água engarrafada e a vacinação contra a Febre-amarela e dengue. O consumo de saladas deverá ser evitado em locais com menor higiene. Recomenda-se que os turistas sejam portadores de um seguro de viagem fiável e que verifiquem na apólice qual a seguradora local brasileira responsável. Aconselha-se vivamente que em caso de necessidade de assistência médica o seguro possa cobrir eventuais despesas de tratamento no Real Hospital Português, instituição privada de referência que – quer pela sua origem quer pela sua qualidade – constitui a unidade hospitalar procurada pelos turistas portugueses:

Hospital recomendado: Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco (considerado um dos melhores hospitais do Brasil) - Tel. 0055 8134161112 / 13 / 14.

Telecomunicações

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. É possível obter na TMN telemóveis (tri-band) que funcionam no Brasil.

RIO DE JANEIRO

Capital: Rio de Janeiro. Principais locais turísticos: cidade do Rio de Janeiro, incluindo a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, Angra dos Reis, Paraty, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Petrópolis, e antigas fazendas de café (entre 1 a 4 horas de distância).

Clima

Tropical: - temperatura média de Verão: 38º C; - temperatura média de Inverno: 23º C

Sistema bancário

É necessário tomar cuidado com fraudes relativas a cartões de crédito, sendo conveniente ao pagar nunca perder de vista o cartão. Levantar de preferência o dinheiro durante o dia, nas caixas colocadas no interior de bancos, aeroportos ou centros comerciais. Convém manter a atenção na sua conta bancária para detetar levantamentos resultantes da clonagens dos seus cartões. 

Condições de segurança

Instáveis. Riscos de assaltos à mão armada e agressão com arma de fogo ou branca, tanto em áreas mais isoladas da cidade, como também, a qualquer hora, nas áreas mais turísticas na zona sul da cidade, designadamente Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas e Barra da Tijuca, Lapa bem como na zona do Centro (esta zona é de evitar ao fim de semana) . Evite passear, correr ou andar de bicicleta sozinho, especialmente depois do anoitecer e antes do amanhecer, evite o uso de itens valiosos ou documentos não essências. Na praia evite áreas vazias ou sem vigilância/polícia. Esteja atento ao ambiente circundante e se sentir algum perigo deixe a área imediatamente. Não oferecer resistência em caso de eventual assalto, recomendando-se a entrega dos pertences aos assaltantes e o relato dos incidentes à polícia assim que possível. Procurar não viajar de noite pelas estradas fora das cidades. Não é aconselhável ostentar objetos de valor em locais públicos, nem viajar com janelas de carro abertas ou portas destrancadas. Procurar levantar dinheiro em caixas eletrónicas durante o dia e em locais muito movimentados. As agora denominadas comunidades - favelas em parte pacificadas -  embora sejam cada vez mais pontos de encontro de jovens e de turismo alternativo, representam ainda lugares de risco elevado. Apesar do reforço do policiamento, a pacificação de algumas destas áreas, a mesma tem enfrentado oposição de grupos criminosos, havendo recorrentemente episódios graves de violência, pelo que, eventuais visitas devem ser feitas em grupo e acompanhadas por guias.

Transportes

Aeroportos: - Aeroporto Internacional Tom Jobim: Av. 20 de Janeiro, Galeão, Rio de Janeiro – Tel. 0055 2133985050; - Aeroporto (doméstico) Santos Dumont: Praça Sem. Salgado Filho, Centro, Rio de Janeiro – Tel. 0055 2138147070.

Outros

- Rodoviária Novo Rio: Av. Francisco Bicalho, 1, Santo Cristo, Rio de Janeiro – Tel. 0055 2132131800; - Estação de Barcas: Tel. 0055 2108007211012 – www.barcas-sa.com.br. A rede de estradas é razoável,, ainda que algumas estradas secundárias não sejam alcatroadas. Regista-se um alto índice de acidentes. As estradas estão sinalizadas com os limites máximos de velocidade permitidos que variam de acordo com as características da via. Nas áreas urbanas também há limites de velocidades, variáveis. A fiscalização eletrónica é implacável. Na cidade os peões devem ter redobrada atenção, mesmo na travessia de passadeiras.

  Contactos úteis:

- Bombeiros: 193;

- Polícia Militar: 190;

- Ambulância: 192;

- Defesa Civil: 199;

- SOS Crianças Desaparecidas: 0055 2123348012 / 8030 – www.fia.rj.gov.br;

- Delegacia da atendimento à Mulher: 0055 2123349859;

- Delegacia de atendimento ao Turista: 0055 2123322924.

Cuidados de saúde

- É aconselhável o consumo de água mineral engarrafada.

As autoridades de saúde no Rio de Janeiro têm alertado para um aumento grande do número de casos do vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela transmissão de dengue, chicungunha, entre outros vírus. Aconselha-se a utilização regular de repelentes de insetos, roupas longas e redes mosquiteiras nos quartos, nas janelas e camas, bem como preferência por ambientes com ar-condicionado para dormir. Chama-se a atenção das mulheres grávidas para a possibilidade de ligação do vírus Zika a surto de microcefalia em recém-nascidos, pelo que gestantes deverão estar particularmente atentas às normas de prevenção.

Caso tenha algum dos sintomas associados ao vírus, que poderão surgir em até 12 dias após a picada, procure um dos hospitais locais referidos abaixo ou, tendo regressado já a Portugal, consulte o seu médico e informe a sua estada no Rio de Janeiro para melhor capacidade de diagnóstico e eventual tratamento.

Acompanhe as notícias sobre o vírus Zika no Portal da Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro (www.saude.rj.gov.br), em permanente atualização e em outros sites de organismos de saúde internacionais.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas: - Hospital Municipal Souza Aguiar (público)

Endereço: Praça da República, 111 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20211-350

Telefone: (21) 3111-2622

- Hospital Municipal Miguel Couto (público)

Endereço: Rua Mario Ribeiro, 117 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22430-160

Telefone: (21) 3111-3746

- Hospital Estadual Getúlio Vargas (público) Endereço: Av. Lobo Júnior, 2293 - Penha Circular, Rio de Janeiro - RJ, 21070-061 Telefone: (21) 2334-7835

- UPA 24h Copacabana (público) Endereço: Rua Siqueira Campos, 129 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22031-071

Telefone: (21) 2333-9287

- Hospital Copa d'Or (privado) Endereço: Rua Figueiredo de Magalhães, 875 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22031-011 Telefone: (21) 2545-3600

- Hospital Barra d'Or (privado) Endereço: Av. Ayrton Senna, 3079 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22793-000

Telefone: (21) 2430-3600

- Hospital Samaritano (privado) Endereço: R. Bambina, 98 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (21) 2537-9722

- Hospital Pró-Cardíaco (privado) Endereço: R. Gen. Polidoro, 192 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22280-000

Telefone: (21) 2527-6060

- Clínica São Vicente (privado) Endereço: R. João Borges, 204 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22451-100

Telefone: (21) 2529-4422

- Casa de Saúde São José (privado) Endereço: R. Macedo Sobrinho, 21 - Humaitá, Rio de Janeiro - RJ, 22271-080

Telefone:(21) 2538-7626

Alojamento

A classificação "pousada" refere-se a um hotel pequeno de nível variado.

Telecomunicações Boa rede telefónica. Os telemóveis portugueses funcionam desde que sejam multi-bandas.

Informações úteis

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro

- Endereço: Av. Marechal Câmara, 160, 1809 Ed. Orly, Centro (próximo do Aeroporto Santos Dumont);

- Telefone: 0055 21 38616450;

- Correio electrónico: riojaneiro@mne.pt

- Sítio Internet: www.consuladoportugalrj.org.br;

- Página facebook: www.facebook.com/consuladogeraldeportugalrj

- Horário de atendimento ao público: dias úteis, das 08h00 às 16h00

RIO GRANDE DO NORTE

Capital: Natal

Clima

O clima em Natal é tropical e excelente o ano inteiro, com temperaturas sempre agradáveis entre os 24º e os 28ºC. As noites de Natal são bafejadas por agradável brisa.

Condições de segurança

A cidade de Natal tem uma das mais baixas taxas de criminalidade no Brasil. Recomenda-se, no entanto, os seguintes cuidados: não ostentar objectos de valor; não efectuar passeios solitários à noite (evitá-los, sempre que possível, também de dia); transportar objectos pessoais em sacos de plástico simples (para não dar nas vistas); estar sempre com atenção em locais frequentados por turistas e destinados às compras; nas saídas à noite levar apenas o estritamente necessário, como documentos e numerário; reservar através dos hotéis os passeios turísticos, particularmente os passeios de buggy (e tendo em conta o grande número de acidentes registados nas praias e dunas, aconselha-se a contratar serviços apenas com condutores profissionais e experientes); nas compras com cartões de crédito, recomenda-se a máxima atenção ao assinar o recibo a fim de evitar problemas futuros. Ao sair usar fotocópias dos documentos de identificação.

Delegacia do Turista: Tel. 0055 842195595;

Transportes

Aeroporto Internacional: Augusto Severo, localizado na vizinha cidade de Parmamirim, a 15 km do Centro de Natal. A rede de ligações com o resto do país é muito satisfatória.

Cuidados de saúde

É aconselhável o consumo de água engarrafada. O consumo de saladas deve ser evitado em locais de reduzida higiene. Existem hospitais para primeiros socorros, bem como uma excelente rede de hospitais particulares.

Endereços dos Principais Hospitais:
- Hospital do Coração: R Auris Coelho 235, Lagoa Nova, Natal - Tel. 0055 8432092000;
- Hospital Clóvis Sarinho: Tel. 0055 842327501;
- Hospital Walfredo Gurgel (Hospital de Urgências): Tel. 0055 842327500.

Telecomunicações

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. É possível obter na TMN telemóveis para funcionamento no Brasil.

RIO GRANDE DO SUL

Capital: Porto Alegre.

Clima

Verões quentes e húmidos (Dez/Março) e Invernos frios (Junho/Set.).

Condições de segurança

Razoáveis, sendo no entanto aconselháveis as precauções usuais em grandes centros urbanos e dissuasoras da delinquência, como por exemplo a não ostentação de objectos de valor.

Números de telefone de Emergência:
- Polícia Civil: 32882400;
- Polícia Rodoviária Estadual: 33396799;
- Policia Rodoviária Federal: 33712021.

Transportes

Porto Alegre não dispõe de metropolitano. No entanto o serviço de táxis é satisfatório. Há ligações aéreas desta capital estadual com algumas das principais cidades do Rio Grande do Sul (Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande). Existem igualmente ligações rodoviárias, em autocarro, para as demais cidades deste Estado.

Cuidados de saúde

É recomendável o consumo de água engarrafada. Registaram-se recentemente vários casos de dengue. Tanto a rede hospitalar como as diversas clínicas privadas mantêm convénios com as principais seguradoras de saúde em actividade neste país.

Endereços dos Principais Hospitais e Clínicas:
- Hospital São Lucas da PUCRS: Av. Ipiranga, 6690, Porto Alegre - Tel. 0055 33203300;
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre: Rua Ramiro Barcelos, 2350, Porto Alegre - Tel. 0055 33168000 / 484;
- Hospital de Pronto Socorro: Av. Osvaldo Aranha, s/nº, Porto Alegre - Tel. 0055 33169600 / 33308888;
- Hospital Moinhos de Vento (Clínica Privada): Rua Ramiro Barcelos, 910, Porto Alegre - Tel. 0055 33143434 / 12176;
- Hospital Mãe de Deus (Clínica Privada): Av. José de Alencar, 286, Porto Alegre - Tel. 0055 32302000 / 100.

Telecomunicações

A rede telefónica local fixa e móvel é eficiente. Para eventual utilização local de telemóveis portugueses, o viajante deverá previamente consultar a empresa portuguesa operadora a fim de esclarecer se o seu aparelho mesmo com "dual" ou "tri-band", é ou não compatível.

Informações úteis

Endereços Úteis:
- Estação rodoviária de Porto Alegre: www.rodoviaria-poa.com.br;
- Jornal "Diário Popular": www.diariopopular.com.br;
- Informações sobre o Rio Grande do Sul: www.siters.com.br;
- Pontos turísticos de Porto Alegre: www.inf.ufrgs.br/turismo/poa/lista.html;
- Prefeituras do Rio Grande do Sul: www.viaprefeitura.rs.gov.br;
- Governo do Estado: www.estado.rs.gov.br;
- www.portoalegre.rs.gov.br.

RONDÓNIA

Capital: Porto Velho.

Condições de segurança

Não são conhecidos quaisquer fluxos de portugueses para esta região, sejam de natureza turística, migratória ou de negócios. Os índices de criminalidade não são relevantes.

Informações úteis

Podem ser encontrados na capital serviços bancários, transportes (dotada de aeroporto) e comunicações eficientes. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

RORAIMA

Capital: Boa Vista.

Condições de segurança

Não são conhecidos quaisquer fluxos de portugueses para esta região, sejam de natureza turística, migratória ou de negócios. Os índices de criminalidade não são relevantes.

Informações úteis

Podem ser encontrados na capital serviços bancários, transportes (dotada de aeroporto) e comunicações eficientes. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

SANTA CATARINA

Capital: Florianópolis. Principais cidades: Blumenau, Itajaí, Joinville.

Clima

No Estado de Santa Catarina predomina o clima subtropical, húmido, com oscilação média de temperatura de 13º a 25º C. Devido à altitude, a temperatura média anual varia em determinados locais.

Sistema bancário

Grande número de agências nas principais cidades e capital, com facilidade na compra e venda do contracto de moedas para importação e exportação. Facilidades via Internet.

Condições de segurança

Assiste-se à deterioração das condições gerais de segurança.

Transportes

No Estado de Santa Catarina existem seis aeroportos regionais servidos por linhas regulares e diárias interligando as principais cidades e vários pontos do País. A malha ferroviária transporta um volume significativo de produtos agrícolas e industriais. O Estado tem oito mil quilómetros de rodovias, das quais cinco mil pavimentados. O porto de Itajaí regista um movimento importante de produtos congelados, movimentação de contentores e carga geral. O porto de São Francisco do Sul é responsável pelo movimento importante do transporte marítimo de Santa Catarina.

Telefone de emergênciaem caso de acidente de trânsito: 271510.

Cuidados de saúde

É aconselhável o consumo de água mineral engarrafada. Paraná enfrentou uma epidemia de conjuntivite viral. Por outro lado, aumenta o risco de dengue hemorrágica. Ocorrência de dengue clássica levam ao aumento da probabilidade do registo de casos da sua manifestação hemorrágica. Número de emergência médica / Corpo de Bombeiros: 193.

Principais Hospitais:
- Hospital Celso Ramos: 0055 482517000;
- Hospital de Caridade: 0055 482217500;
- Hospital Infantil Joana de Gusmão: 0055 482519000;
- Hospital Regional de São José: 0055 482719000;
- Hospital Universitário: 0055 483319100.

Telecomunicações

Assiste-se a uma ampliação da área de cobertura, assim como aumento da capacidade e melhoria da transmissão. O sistema de telecomunicações é dos mais eficientes do País. É uma rede de transporte de alta capacidade, com o escoamento de telefonia (voz), comunicação de dados, imagem e vídeo.

Informações úteis

Endereços Electrónicos úteis:
-mapa rodoviário, hospedagem, previsão do tempo, previsão do mar, gastronomia, museus, universidades, biblioteca: www.radarsul.com.br;
- localização geográfica do estado, festas, litoral, neve, cultura açoriana, germânica, italiana, ferroviário, compras, ecológico: www.santur.sc.gov.br.

SÃO PAULO

São Paulo é o centro económico e industrial mais importante da América do Sul. A capital, também chamada de São Paulo, é uma das cidades mais importantes da América latina, com intensa vida cultural e artística. É uma das cinco maiores cidades do mundo. A cidade divide-se em zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. Na parte Centro-Sul, encontra-se a Avenida Paulista, um dos símbolos da cidade e a região dos jardins, área nobre da cidade. Possui transito muito congestionado e para amenizar esta situação existe na cidade o "rodízio" de veículos, isto é, de 7:00 às 10:00 e de 17:00 às 20:00, apenas carros com finais de placa liberados podem circular pelas ruas. Nas segundas-feiras os finais 1 e 2 estão proibidos, e assim sucessivamente. Atracções Turísticas: Campos do Jordão, Lindoia, Aparecida, Ubatuba, Guaruja e Ilhabela.

Clima

Clima tropical atlântico no litoral, tropical de altitude no interior. A temperatura média anual é de 20ºC. A época das chuvas é de Novembro a Março.

Condições de segurança

Alguns aspectos que merecem destaque especial: não andar sozinho em becos, vielas e locais desertos; cuidado com dinheiro e carteiras; evitar ficar sozinho em paragens de autocarros isoladas, especialmente à noite; conduzir com os vidros fechados e as portas trancadas; não dar boleia a estranhos; guardar valores no cofre do hotel, inclusive passaporte e passagens de volta; não usar táxis que estejam fora do ponto oficial; atenção a usar o cartão de crédito; procurar levantar dinheiro de caixas electrónicas durante o dia, em locais de grande movimento (exemplo: centro comercial).

Transportes

Aeroporto Internacionalde Guarulhos: Infraero Tel. 0055 64452945 / 50909195. Metro: informações - Tel. 0055 32860111.

Linhas turísticas:
1- Descubra São Paulo: saída da Praça da República, em autocarro. Especial com guia. Tel. 69715466. Oferece os seguintes roteiros: São Paulo Verde (passeios pelos parques); roteiro cultural; roteiro histórico; roteiro das igrejas;
2- Projecto Turismo Cultural: saída do terminal barra funda do metro. Passeios por museus e memoriais.

Cuidados de saúde

O recente surto de gripe assumiu proporções preocupantes no Estado de São Paulo, tendo o Governo do Estado antecipado a campanha de vacinação para meados de Abril. Os tipos de vírus influenza a concentrar a preocupação das autoridades sanitárias são, nesta altura,  o H1N1, aquele que tem vitimado mais pessoas, o H3N2 e o tipo "B". Em final do mês de Março as pessoas infectadas rondavam já as três centenas, e os falecimentos as quatro dezenas.

Em conformidade, recomenda-se ao viajante que recolha informação e conselho médico adequado antes de viajar para o Estado de São Paulo.

As autoridades de saúde têm alertado igualmente para uma epidemia de dengue, doença hemorrágica provocada por picada de mosquito. Os sintomas de dengue são próximos dos de uma gripe, mas não deve ser utilizada aspirina. Consultar um médico antes de se auto-medicar. Aconselha-se o uso de repelentes de insectos.

As autoridades estaduais e municipais de saúde de São Paulo estão a acompanhar o que parece ser um aumento significativo do número de casos de dengue, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela transmissão de chicungunha e zika, entre outros vírus, de que há também já registo de ocorrências neste estado brasileiro. Os sintomas destas doenças são semelhantes.

Aconselha-se a utilização regular de repelente de insectos, roupas longas, redes mosquiteiras nos quartos, nas janelas e camas, bem como ambientes com ar-condicionado para dormir. Chama-se a atenção das mulheres grávidas para a possibilidade de ligação do vírus Zika a um surto de microcefalia em recém-nascidos, razão pela qual deverão estar particularmente atentas às normas de prevenção acima identificadas.

Caso apresente alguns dos sintomas normalmente associados aos vírus, procure um dos hospitais locais referidos abaixo ou, tendo regressado já a Portugal, consulte o seu médico e informe-o da sua estada em S.Paulo para melhor diagnóstico e eventual tratamento.

A situação de saúde pública no estado de S.Paulo pode ser avaliada através de consulta ao respectivo portal: http://www.saude.sp.gov.br/ 

Endereços dos Principais Hospitais e Clínicas:
- Hospital Israelita Albert Einstein: Av. Albert Einstein 627 / 701, São Paulo - Tel. 0055 1137471233;
- Hospital Sírio Libanês: Rua Dona Adma Jafet 91, São Paulo / Bragança Paulista - Tel. 0055 1131550200;
- Instituto do Coração – INCOR: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44, São Paulo - Tel.: 0055 1130695000;
- Hospital Samaritano: Rua Cons. Brotero, 1486, São Paulo - Tel. 0055 118240022;
- Hospital Estadual de Ribeirão Preto: Av. Independência, 4750, Jardim Califórnia, Ribeirão Preto - Tel. 0055 1639023333;

- Centro de Vigilância Epidemiológica: Tel. 0055 0800555466;
- Informações sobre Saúde Pública e Campanhas de Vacinação: Tel.1520.

Telecomunicações

A rede telefónica fixa e móvel funciona bem. Para obter informações sobre a possível utilização de telemóveis portugueses aqui, poderá contactar: www.telecom.pt / www.telespcelular.com.br.

Informações úteis

Consulado Geral de Portugal em São Paulo
- Área de jurisdição: Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul;
- Endereço: Rua Canadá, 324, São Paulo;
- Sítio Internet: www.consuladoportugalsp.org.br.
- Telefone: 0055-11-30841800;
- Horário de atendimento ao público: dias úteis, das 8h00 às 17h30.

Endereço útil
- Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo): www.brasil.embratur.gov.br.

TOCANTINS

Capital: Maceió

Clima

A temperatura média durante todo o ano é de 30º C.

Condições de segurança

Níveis de delinquência pouco significativos. Aconselham-se as precauções mínimas para qualquer viagem.

Transportes

Aeroporto de Palmas, Com boas ligações com o resto do país. Rede de transportes terrestres urbanos e interurbanos bastante desenvolvida.

Cuidados de saúde

É aconselhável o consumo de água engarrafada. É aconselhável a vacinação contra a febre-amarela e a dengue com pelo menos dez dias de antecedência.

Endereços dos Hospitais públicos para atendimento de emergência:
- Hospital Comunitário: 0055 632141424;
- Hospital Dona Regina: 0055 632148283.

Telecomunicações

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail