Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Botswana

Última actualização: 2016-11-25

 

Aviso

“Desde o dia 1 de Outubro de 2016 os menores (pessoas com menos de 18 anos) que atravessem as fronteiras internacionais da República do Botsuana deverão ser portadores de certidões de nascimento que deverão exibir em complemento à titularidade e exibição de passaporte válido. Na circunstância do menor estar a cruzar a fronteira internacional do Botsuana desacompanhado de um dos seus progenitores, deverá igualmente possuir e exibir documento de consentimento/permissão para essa viagem (preferencialmente em língua inglesa), assinado pelo progenitor que na ocasião não esteja a acompanhar o menor. Mais informações poderão ser obtidas junto do Ministério da Nacionalidade, Migração e assuntos do Género e do Ministério dos Negócios Internacionais e Cooperação, da República do Botsuana.”

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

Língua

Inglês e Setswana.

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o Pula.

Os cartões de crédito são aceites nos grandes hotéis, aeroporto e em algumas lojas e restaurantes. Os traveller cheques e as divisas podem ser trocados nos grandes hotéis e bancos.

Regime de entrada e estada

Regime de vistos

Não é obrigatório o visto de entrada, devendo estar munido do passaporte com a validade de 6 meses para além da data da viagem.

Condições de segurança

As condições de segurança são razoáveis.

Embora não se registem problemas de grande gravidade, o crime e banditismo de grupos armados tem vindo a aumentar em todo o país, particularmente nas zonas urbanas.

É aconselhável não se deslocar a pé durante a noite na cidade; evitar os locais isolados; e estar sempre munido da cópia do passaporte, guardando este e objectos de valor no cofre do hotel.

Números de emergência

- Polícia: 999;
- Ambulância: 997 ou 911;
- Emergência: 992.

Transportes

Transporte aéreo

O Botswana é servido por um aeroporto internacional (Sir Seretse Khama International Airport), que se localiza a cerca de 9 km da capital, Gaborone.

Transporte rodoviário

O país pode ser atravessado por estrada desde que sejam tomadas as precauções elementares. Devido à existência de muitas pistas, aconselha-se a utilização de um veículo "todo o terreno".

Segurança rodoviária

A condução é feita pela esquerda. Não é aconselhável a condução durante a noite fora das cidades devido à presença de animais (domésticos ou selvagens) que estão na origem de vários acidentes. Aconselha-se a realização de um seguro.

Limites de velocidade

A velocidade máxima permitida de 120 km/h.

Transporte ferroviário

O estado da linha de caminho de ferro é razoável. Existe um comboio nocturno que liga Gaborone a Francistown, no nordeste do país.

Cuidados de saúde

Deverá consultar o seu médico antes de viajar, sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo, explicitamente, o repatriamento a partir do Botwana.

A malária existe no nordeste do país. O sul não é atingido por esta doença mas a existência de mosquitos é abundante.

A água da rede pública é potável em todo o país.

O Botwana tem uma das maiores taxas do mundo de infectados do vírus da SIDA (cerca de 38 % da população sexualmente activa). Deverá ter cuidado com o perigo do sexo sem protecção.

Os cuidados de saúde são razoáveis mas as facilidades médicas e comunicações são limitadas fora das zonas urbanas. Em caso de necessidade de um tratamento mais complicado, poderá ser necessária a evacuação. Os hospitais privados só aceitam doentes com o pagamento adiantado, que poderá ser dispendioso.

Se está a chegar ao Botswana a partir de outro país onde a febre amarela existe de forma endémica, será exigida a apresentação do certificado de vacinação.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas:

- Life Gaborone Private Hospital: Plot 8448, Segoditshane Road, Mica Way, Gaborone, Tel. 00267 3685600 / 5765 - Fax 00267 3902804 / 1998 – Correio electrónico: Tonic.Rindo@lifehealthcare.co.za - www.lifehealthcare.co.za/hospitals/DisplayHospital;
- MRI (Medical Rescue International): Plot 20623 Block 3, Corner Samedupe Road and Ramakukane Way, Broadhurst Industrial, Private Bag BR 256 Gaborone - Tel. 00267 3901601 / 3903066 - Fax 00267 3902117 / 3164728 – Correio electrónico: enquiries@mri.co.bw – sítio Internet: www.mri.co.bw/index.html.

Telecomunicações

O Botswana dispõe de uma boa rede de telecomunicações (telefone fixo e móvel) mas a maior parte dos campos (safari lodges) de uma parte do norte (Okavango e Chobe), comunicam com o exterior através de rádio.

Informações úteis

Não existe representação diplomática portuguesa no Botswana sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Harare. Contudo, as questões consulares são resolvidas pelo Consulado Geral em Joanesburgo.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro- http://www.secomunidades.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
- http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

A posse e uso de estupefacientes são duramente punidos por lei.
80% da população é cristã. A ultrapassagem de cortejos fúnebres (muitas vezes constituídos por diversas viaturas) pode ser interpretado como uma falta de respeito.
A pena de morte encontra-se em vigor no país mas raramente é aplicada

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail