Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bósnia-Herzegovina

Última atualização: 2016-02-17

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

A Bósnia-Herzegovina, cujas fronteiras são as mais antigas dos Balcãs, está situada na parte central da península balcânica e é limitada a norte e a oeste pela Croácia e ao sul e a este pela Sérvia e pelo Montenegro. A linha costeira da Bósnia-Herzegovina, com cerca de 21 km, confina com o Mar Adriático.

Além do Estado propriamente dito, a Bósnia-Herzegovina está ainda dividida administrativamente entre a Federação da Bósnia-Herzegovina (51%) e a Republika Srpska (49%), tendo ainda um terceiro território, o Distrito de Brcko, não integrado em nenhuma das duas entidades.

A Federação está por seu turno dividida em 10 cantões. Ao todo existem 13 corporações de polícia, todas elas com procedimentos harmonizados entre si.

O país é muito montanhoso e todos os seus rios, com excepção do Neretva, correm para o interior e daí para o Danúbio. O país é povoado por 3,6 milhões de pessoas, 2 milhões muçulmanos bosníacos, 1,2 milhões ortodoxos bosnosérvios, e 400.000 católicos bosnocroatas.

Em consequência da guerra de 1992-95 os primeiros estão concentrados no centro, os segundos na faixa ao longo dos rios Sava e Drina, e os terceiros na Herzegovina.

As principais cidades do país são Sarajevo, Banja Luka, Zenica, Mostar e Tuzla.

Línguas

A língua falada é o bósnio, variante do servo-croata. O inglês e o alemão são frequentemente falados entre as gerações mais novas.

Moeda local / Sistema Bancário

Marco convertível, KM.

Apenas alguns estabelecimentos aceitam cartão de crédito, embora estejam generalizadas ATMs nas principais cidades do país, onde os cartões podem ser livremente utilizados para obter moeda local.

Regime de entrada e estada

Regime de Vistos: Dispensa de visto para os cidadãos dos países do Acordo de Schengen, que apenas necessitam apresentar o B.I./ CC ou passaporte válido por 6 meses.

À entrada e à saída do país é necessário preencher um formulário emitido pelo Serviço de Fronteiras do Estado (SBS).

Não há restrições à saída de bens transportados como carga pessoal.

Condições de segurança

Razoáveis.

Em geral as condições de segurança são razoáveis, com excepção da zona da antiga fronteira entre as duas entidades nacionais, fora das vias de comunicação mais utilizadas, dada a existência de minas. É essencial, por isso, o respeito pela sinalização referente a terrenos minados.

Números de telefone de Emergência

- Polícia – 122

- Bombeiros – 123

- Emergência Médica – 124

- Emergência Automóvel – 1282

Transportes

Infraestruturas aéreas: os principais aeroportos encontram-se centrados em Sarajevo, Tuzla e Banja Luka.

Infraestruturas ferroviárias: a rede ferroviária encontra-se a ser reestruturada na sequência da cessação de hostilidades, não estando por isso plenamente operacional.

Infraestruturas rodoviárias: as principais estradas em estado razoável, são constituídas pelos destinos, Sarajevo-Zenica (67 km), Sarajevo-Mostar (150 km) e Sarajevo-Bihac (300 km).

Fora dos principais itinerários, o estado das estradas é deficiente. A existência de zonas minadas ainda não completamente identificadas, aconselha a utilização das vias comunicação de maior tráfego, sendo fundamental o respeito pela sinalização disponível sobre esta matéria.

Cuidados de saúde

Não há riscos sanitários em relação a alimentos e bebidas.

Endereços dos Principais Hospitais e Clínicas:

- Sarajevo – Univerzitetski  Klinicki Centar Sarajevo - Bolnicka 25, 71000 Sarajevo –

Tel.: 00387 33 29 70 00 – Fax: 00387 33 265910;

– Email: info@kcus.bahttp://www.kcus.ba/eng

- Mostar – Sveucilisna Klinicka Bolnica Mostar - Kralja Tvrtka bb, 88000 Mostar; Tel.: 00387 36 336500; http://www.skbm.ba/index.php?lang=1

- Zenica - Kantonalna Bolnica Zenica - Crkvice 67, 72000 Zenica; Tel.: 00387 32 405133; http://www.kbze.ba

- Banja Luka – Univerzitetski  Klinicki Centar Republique Srpske - Dvanaest beba bb, 78000 Banja Luka;

Tel.: 00387 51 342100; http://www.kc-bl.com/En/

Telecomunicações

Rede de Telecomunicações: uso corrente de telemóvel com acesso automático às redes dos operadores europeus com contratos de roaming.

Aceites todos as redes que operam em Portugal.

Informações úteis

Notas:

Representação Diplomática: Não existe representação diplomática na Bósnia-Herzegovina, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Belgrado, Sérvia.

Endereço:

Rua Vladimira Gacinovica, 4

11040 - Belgrado

Sérvia

Telefone1: (00 381) 112.662.895

Telefone2: (00 381) 112.662.897

Fax1: (00 381) 112647800

Email: portcons@verat.net

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:

- http://www.secomunidades.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:

- http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/

 

 

 

 

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail