Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Barbados

 

Última atualização: 2015-02-15

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

Com uma área de 432 km2 e uma população de 287 mil habitantes, Barbados é a mais oriental das ilhas das Caraíbas. A capital do país é Bridgetown.

Barbados é uma monarquia constitucional, com sistema de governo parlamentar, integrada no Commonwealth. A Chefe de Estado é a Rainha Isabel II, representada localmente por um Governador-geral, e o Chefe de Governo é o Primeiro-ministro resultante das eleições legislativas, realizadas cada cinco anos. O turismo é uma das principais fontes de rendimento do país.

Clima

Barbudos tem um clima tropical, com temperaturas que oscilam entre 21º e 31º C. O período mais seco ocorre normalmente entre Dezembro e Maio. Poderão ocorrer tempestades tropicais entre Junho e Outubro / Novembro, período de maior pluviosidade.

Língua

A língua oficial é o inglês, sendo igualmente utilizado um dialecto local.

Moeda local / sistema bancário

Moeda local – Dólar de Barbados (BBD). Os dólares americanos e os principais cartões de crédito são aceites na maioria dos estabelecimentos turísticos e comerciais. Há fácil acesso a caixas automáticas.

Regime de entrada e estada

No momento da entrada, os viajantes deverão dispor de passaporte válido pelo período da estada e de um bilhete de saída do país.

Regime de vistos

Os portadores de passaporte português não necessitam de visto, para estadas inferiores a 90 dias.

Condições de segurança

A taxa de criminalidade em Barbados é relativamente baixa, apesar de se registar um aumento da pequena delinquência. Os turistas podem ser afectados sobretudo por roubos oportunistas, pelo que se recomendam algumas medidas preventivas:

- evitar áreas isoladas, incluindo praias, depois de anoitecer;

- evitar caminhar sozinho à noite;

- não transportar grandes quantias de dinheiro nem exibir jóias ou outros objectos de valor;

- manter uma postura discreta na utilização de caixas automáticas, evitando fazê-lo em áreas pouco iluminadas ou isoladas;

- guardar os objectos de valor e documentos de viagem em cofres, sempre que possível;

- manter as portas do quarto de hotel sempre trancadas;

- utilizar apenas táxis devidamente registados e identificados;

- adoptar um comportamento responsável, respeitando leis e costumes locais;

- no caso de ser confrontado com uma tentativa de roubo, não oferecer resistência.

Outras informações importantes

A posse ou consumo de droga são severamente punidos por lei. Assim, recomenda-se:

- nunca aceitar pedidos de transporte de bagagem de porão ou de mão, pertencente a terceiros;

- no check-in verificar se a bagagem despachada é sua propriedade;

- à chegada ao destino verificar se a bagagem foi manuseada e/ou tem sinais de abertura forçada;

- não aceitar pedidos de transporte de dinheiro.

Os viajantes devem respeitar os costumes locais. O vestuário de praia não é adequado para a cidade, restaurantes e lojas. O uso de roupas de camuflagem e objectos nesse padrão, inclusive por crianças, é considerado um delito..

É proibido fumar em espaços públicos, sendo aplicadas sanções em caso de infracção.

.A importação de certos items é proibida ou restrita, tais como alguns produtos animais e vegetais.

Números de emergência:

Polícia: 211

Ambulância: 511

Bombeiros: 311

Transportes

Viajar de avião

A ilha conta com um aeroporto, Grantley Adams International, localizado em Seawell, a cerca de 30 minutos de carro da capital. O aeroporto serve várias linhas internacionais.

Viajar de carro

A rede rodoviária de Barbados conta com 1475 km de estradas pavimentadas. Nas deslocações internas, os visitantes poderão recorrer a táxis, autocarros ou viaturas alugadas. No que se refere a táxis, não há taxímetros mas existem preços de referência para alguns destinos. É recomendável esclarecer a tarifa com o motorista antes de iniciar a viagem.

A condução é feita pelo lado esquerdo.

Para conduzir nos Barbados, os viajantes devem apresentar a carta de condução válida do seu país de origem e adquirir uma licença temporária de visitante, a qual pode ser emitida em postos policiais e na maioria das agências de viaturas.

Segurança rodoviária

Algumas estradas encontram-se em mau estado e dispõem de escassa sinalização, pelo que se recomenda precaução aos condutores.

Viajar de barco

O principal porto marítimo está situado em Bridgetown e pode receber navios de carga e de cruzeiro.

Alojamento

Barbados dispõe de variadas opções de alojamento, de diferentes categorias, predominando os estabelecimentos de categoria superior. Os preços tendem a ser mais elevados na época alta, entre Dezembro e Abril

A gratificação habitual em restaurantes e hotéis é de 10 a 15%, devendo verificar se a mesma já vem incluída na conta.

Cuidados de saúde

Não são exigidas vacinas á entrada no país, excepto se o viajante proceder de alguma área de risco de doenças endémicas.

Os serviços e instalações médicas são razoáveis, principalmente me Bridgetown, mas acsos graves e tratamentos muito especializados poderão exigir evacuação. Os serviços privados tendem a ser bastante dispendiosos, sobretudo em casos de internamento. Aconselha-se a contratação de um seguro de viagem que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento ou evacuação para outro país.

Têm-se registado casos de dengue no país, pelo que deverá tomar precauções contra as picadas de mosquito, em particular a utilização de produtos repelentes. É igualmente recomendável a utilização de protectores solares de facto elevado.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas:

- Queen Elizabeth Hospital: Martindale's Road, Bridgetown – Tel. +1246 4366450;

- F.M.H. Emergency Clinic: 3rd Avenue, Bridgetown, St. Michael – Tel. +1246 2286120.

Telecomunicações

A rede de telecomunicações na ilha é razoável.

Informações úteis

Não existe representação diplomática portuguesa em Barbados, sendo os assuntos referentes a este país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Caracas, Venezuela. As matérias consulares são da competência do Consulado Geral de Portugal em Caracas. Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt

Há no entanto um Consulado Honorário em Bridgetown, sito em Cherry Tree House, Chelsea Road, Saint Michael BB14022 – Tel. +1246 4277859; Fax. +1246 4294546

Email: c.forter.cheeatow@caribsurf.com

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail