Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bangladesh

 

 

Última atualização: 2016-09-16

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

A situação no Bangladesh tem vindo a deteriorar-se, com o fundamentalismo islâmico a ganhar terreno e os atentados violentos a tornar-se mais frequentes, visando sobretudo estrangeiros ou locais frequentados por estes. À noite, deve evitar-se, em Dhaka ou nas grandes cidades, andar sozinho ou por zonas mal iluminadas. Deve ter-se máxima atenção a situações suspeitas nos locais mais frequentados por estrangeiros.

Por outro lado, os períodos eleitorais tendem a ser conturbados e mesmo violentos, pelo que deve manter-se informado. Ocasionalmente, assiste-se a manifestações de rua espontâneas, que inesperadamente podem degenerar em violência. Os viajantes deverão evitar estas zonas se possível.

Aconselha-se que todos os viajantes para o Bangladesh contactem o Gabinete de Emergência Consular (GEC) através de + 351 21 792 97 14 / 96 170 64 72 /707 20 2000 ou a Embaixada de Portugal em Nova Deli  0091 1146071001 email: embassy@portugal-india.com, informando as datas e os planos de viagem, como medida de precaução.  

 

Informação Geral

Clima


Clima tipicamente tropical, quente e húmido. A melhor época para visitar o país é entre Outubro e Março. Durante o período de monção (Junho a Setembro) é comum a ocorrência de grandes inundações e ciclones nas zonas litorais.


Línguas
A língua oficial é bengali. Nas cidades também se fala inglês.


Moeda local / Sistema Bancário

Moeda local: taka (BDT).


Não sendo a taka convertível, a conversão da moeda estrangeira em moeda local deverá ser feita através dos bancos oficiais ou de instituições bancárias autorizadas e mediante recibo adequado. A moeda local não se pode cambiar à saída do país. As caixas ATM, que aceitam cartões internacionais de débito e crédito, são frequentes nas zonas urbanas.


Os cartões de crédito (Diner´s Club, American Express, Citi Bank, Master Card e Visa Card) são geralmente aceites nas lojas e em alguns hotéis.

 

Regime de entrada e estada

Regime de Vistos

É necessário visto para entrar no país, o qual deve ser obtido antes da partida junto das Missões Diplomáticas e Consulares do Bangladesh no estrangeiro. Existe agora uma Embaixada do Bangladesh em Lisboa.

Condições de segurança

 

Condições de segurança

Para além das necessárias precauções e atenção nos locais frequentados por estrangeiros e turistas, agora alvo de atentados e ataques indiscriminados por parte de grupos extremistas islâmicos, deverão ser tomadas precauções redobradas em eventuais deslocações à região de Chittagong, sobretudo no interior. As autoridades do Bangladesh devem ser atempadamente informadas se tencionar visitar a região.

A criminalidade urbana tem vindo a aumentar, persistindo um sentimento de maior insegurança. Existe igualmente risco de rapto, pirataria e furtos durante longas viagens de autocarro e comboio. São recomendáveis as usuais medidas de precaução relativamente a bens pessoais.

O consumo, posse e tráfico de drogas são ilegais e estão sujeitos a sérias consequências penais.

O Bangladesh é um país muçulmano, sendo aconselhável o respeito pelas normas e costumes locais, e em particular os códigos de vestuário no que se refere às mulheres.

 

Cuidados de saúde

Cuidados de saúde


As condições médicas e higiénicas são precárias. Alguns hospitais apresentam bons níveis de limpeza e os serviços médicos que prestam são razoáveis. Porém, a maioria das unidades hospitalares não apresentam condições mínimas de salubridade. Aconselha-se, antes da partida, a realização de uma consulta médica de aconselhamento ao viajante.


Recomenda-se a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo o repatriamento para Portugal ou para outras cidades da região com ligação directa a Daca, como Banguecoque, Kuala Lumpur ou Singapura, e nas quais poderá gozar de cuidados médicos adequados.


Evite beber água que não seja fornecida em garrafa selada e tomar refeições em sítios pouco higiénicos.

Telecomunicações

A rede telefónica é digital e sofre perturbações frequentes. Nos centros urbanos é, contudo, relativamente fácil telefonar para o estrangeiro. Há boa cobertura de rede móvel.

Informações úteis

Informações úteis

 Endereços Úteis: - http://www.bangladesh.gov.bd/

Notas:

Não existe representação diplomática portuguesa no Bangladesh. A representação diplomática com jurisdição sobre o Bangladesh é a Embaixada de Portugal em Nova Deli.

Número de telefone de Emergência

Secção Consular da Embaixada de Portugal em Nova Deli: +91.99.53.48.94.69. Email: consular@portugal-india.com  

Posto honorário de Portugal no Bangladesh / Consulado Honorário em Daca

Cônsul honorário: Shakhawat Hossain

House nº 19 B Road nº 117/120

Gulshan - Daca

1212 Bangladesh

Tel.: +8802.988.18.09

Fax: +8802.885.54.66

Email: info@portugalconsulatebd.com

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:

http://www.secomunidades.pt/ Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-dos-negocios-estrangeiros/quero-saber-mais/sobre-o-ministerio.aspx

 

 

 

 

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail