Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bahrain

 

Última actualização: 2016-08-16

 

Nota Importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração, a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

O Reino do Bahrain é um arquipélago, situado no Golfo Pérsico, a Oriente da Arábia Saudita que obteve a independência do Reino Unido em 15 Agosto 1971.

A religião oficial é o islão. No país reside uma maioria (54%) de cidadãos estrangeiros provenientes de países do sudeste asiático, pertencendo os restantes 46% à população autóctone, com uma maioria significativa professando adesão ao ramo xiita do islão.

O actual Chefe de Estado é o Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa e o Príncipe Herdeiro é o seu filho Salman Bin Hamad Al-Khalifa, ambos sunitas.

O Bahrain é uma monarquia constitucional, onde existem duas Câmaras parlamentares: o Conselho Consultivo, cujos membros são nomeados pelo Rei, e a Câmara dos Representantes, cujos deputados são eleitos por sufrágio secreto e universal.

Capital: Manama

Clima

Clima muito quente e húmido durante Verão, podendo as temperaturas chegar com frequência a 45º C nos meses de Maio a Setembro. Elevada percentagem de humidade, sendo a temperatura média no restante período de 25ºC, o que contribui para um Inverno ameno.

Língua

A língua oficial é o árabe, sendo o inglês, farsi e urdu amplamente usados pelas comunidades de expatriados ali residentes.

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o dinar

Regime de entrada e estada

Regime de vistos

É necessário possuir visto, que pode ser obtido no aeroporto internacional Manama e posto fronteira com Arábia Saudita.

Desde os episódios de agitação interna de Fevereiro 2011, as autoridades bahrainis não têm concedido vistos entrada aos jornalistas nos postos de fronteira. Recomenda-se que estes profissionais obtenham visto junto de representação consular do Bahrain, antes de viajarem para o país.

Condições de segurança

O Bahrain é um país seguro para os turistas, com taxa criminalidade e delinquência baixíssimas, sendo as visitas, de uma forma geral, pacíficas. Ainda assim, os viajantes deverão acompanhar as notícias locais, em virtude da existência de focos de oposição, por vezes violentos.

Outras informações importantes

Sendo o Bahrain, no contexto regional, um país socialmente mais liberal e tolerante, beneficiando de um de afluxo significativo de turistas sauditas, convirá porém ter em conta os costumes sociais e religiosos, fortemente marcados pela religião islâmica.

Transportes

Existe na capital incipiente rede transportes públicos, composta por autocarros. O meio transporte público mais comum são os táxis, que na generalidade estão equipados com taxímetros.

Viajar de avião

Aeroporto internacional de Manamá é o principal ponto de entrada no país e possui boas conexões com região do Golfo assim como com os países asiáticos e europeus

Viajar de carro

Rede rodoviária apresenta-se em bom estado de manutenção e cobre satisfatoriamente o pequeno território

Viajar de barco

Os principais portos do país são Sitrah e Mina Salman

Alojamento

No país existe excelente capacidade hoteleira, estando os principais grupos mundiais desta indústria presentes no país

Cuidados de saúde

Nenhuma recomendação especial a ter em conta. As altas temperaturas no Verão com o clima desértico e árido, aliada a elevada percentagem de humidade, aconselham a ingestão de líquidos para evitar desidratação. Os invernos são amenos.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas:

- International hospital of Bahrain, P.O. Box 1084, Manamá – Tel. +973 17598222; Fax +973 17590495; e-mail: http://www.ihb.net/;

- American Mission Hospital: P.O. Box nº 1, Manamá – Tel. +973 17253447; Fax: +973 17234194; e-mail:info@amh.org.bh; http://wwww.amh.org.bh/index.htm

Telecomunicações

Boa rede de comunicações, podendo ser usados os telefones com "dual e tri-band".

Informações úteis

Não existe representação diplomática portuguesa no Bahrain, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Riade, Arábia Saudita.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/

 

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail