Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Áustria

 

Última atualização: 2016-11-25

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 Aviso

Atendendo às circunstâncias especiais que o fluxo de refugiados está a provocar na região foram acionadas medidas reforçadas de policiamento e controlo de documentação nos postos de fronteira, que podem provocar atrasos nas viagens. Esta situação tem acarretado, igualmente, congestionamento de tráfego e interrupções no funcionamento de transportes como comboios e autocarros.

Os controlos temporários na fronteira austríaca serão extendidos até 15 de fevereiro de 2016.

Assim, aconselham-se os cidadãos nacionais que se desloquem a esta região a estarem munidos de documentos de viagem e de identificação válidos: passaporte ou cartão de cidadão (um por passageiro, incluindo crianças) e a informarem-se previamente junto das Autoridades dos países de destino das condições de acesso aos seus territórios, designadamente dos postos de fronteira que estejam operacionais e de quaisquer outras condições de segurança que aí estejam em vigor.

Chama-se a atenção para o facto de a circulação de pessoas e bens do e para o espaço europeu dever obedecer a regras de direito internacional, que são distintas das aplicáveis no interior do espaço europeu de livre circulação.

Informação geral

A Áustria é um Estado federal. Conta atualmente com uma população de oito milhões (2,2% da população da União Europeia), dos quais 55% vivem nos centros urbanos. É composto de nove regiões: Viena, Burgenland, Caríntia, Nordösterreich, Sudösterreich, Salzburgo, Estíria, Tirol e Vorarlberg . A capital é Viena (1,5 milhões habitantes). As outras cidades principais são Graz (238 mil habitantes), Linz (203 mil), Salzburgo (144 mil) e Innsbruck (118 mil). O dia nacional é 26 de Outubro, data em que a Câmara dos Deputados da Áustria deliberou uma lei constitucional sobre a neutralidade perpétua do país (1955).

 Clima

Clima continental temperado. As zonas alpinas são mais frias e chuvosas que o resto do país. No Inverno a temperatura atinge valores negativos. O mês mais quente é Julho, com uma temperatura média entre os 25º e 30ºC.

 Língua

A língua oficial é o alemão. Nas cidades e no sector dos serviços é comum a utilização da língua inglesa.

 Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o Euro. São na generalidade aceites os cartões de crédito e o cartão Multibanco. A rede ATM funciona bem e é possível levantar dinheiro com o cartão MB ou cartões de crédito nos terminais.

Regime de entrada e estada

Para os cidadãos da União Europeia, é suficiente o bilhete de identidade. Aplicam-se os princípios da livre circulação de pessoas da UE e as regras em vigor no espaço Schengen, de que a Áustria faz parte.

Condições de segurança

Os índices de criminalidade são baixos em todo o país, o crime violento é pouco frequente. Contudo aconselha-se especial atenção aos carteiristas nas zonas de maior concentração de turistas, sendo frequente a subtracção de dinheiro e documentos.

Números de telefone de Emergência
- Polícia: 133;
- Bombeiros: 122;
- Emergência médica: 141;
- Ambulâncias: 144.

Transportes

 

Transporte aéreo

Aeroportos Internacionais: Schwechat (Viena), Linz, Salzburgo, Innsbruck, Graz e Klagenfurt. Há ligações aéreas, rodoviárias e ferroviárias de Viena para o resto do país e para os principais destinos europeus.

Transporte rodoviário

Rede de estradas em bom estado. Para circular nas autoestradas é necessário adquirir uma vinheta própria (existe com validade de dez dias, dois meses e um ano) à disposição nos postos fronteiriços e em tabacarias «Tabak». Aconselha-se especial atenção na circulação nas autoestradas (velocidade máxima: 130km /h), devido ao elevado número de veículos pesados que circulam.

Cuidados de saúde

A rede sanitária é boa. O viajante deve ser portador do Cartão Europeu de Seguro de Doença, para poder beneficiar das prestações de saúde que possam ser necessárias, durante a estada no país. A repatriação médica, ou o prosseguimento de tratamentos médicos anteriormente iniciados, ou tratamentos de natureza não urgente, não estão incluídos ou abrangidos por aqueles cuidados.

Telecomunicações

É possível utilizar telefones portáteis portugueses em serviço de «roaming». A rede de Internet é extensa. Nas principais cidades existem «cafés Internet» que permitem a consulta a preços razoáveis.

Informações úteis

Embaixada de Portugal em Viena:
- Endereço da secção consular: Opernring 1 / R / 1 A-1010 Viena;
- Telefone: (0043) 15853720;
- Fax: (0043) 1586753699;
- Correio electrónico: mail@viena.dgaccp.pt;
- Horário de atendimento ao público: de segunda a quinta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30; às sextas-feiras, das 10h00 às 13h00.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
- http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

Endereços úteis:
- www.bmeia.gv.at;
- www.actionsites.com/maps/austria.html;
- www.austria-tourism.at;
- www.austria.org.

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail