Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Arménia

 

Última actualização: 2016-03-11

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Informação Geral

Clima

Clima continental e montanhoso: Inverno frio e verão quente.

Línguas

A Língua oficial é o Arménio.

Moeda local / Sistema Bancário

A divisa arménia é o dram. Mesmo quando os preços estão marcados em divisa estrangeira, como o USD ou o €, o pagamento é feito na divisa local. A rede ATM está moderadamente difundida no centro de Erevan. Os cartões de crédito são aceites apenas nos grandes estabelecimentos comerciais e nos hotéis de categoria internacional.

 

Regime de entrada e estada

Os cidadãos nacionais deverão estar sempre na posse do seu passaporte (sendo aconselhável igualmente tirar cópias do mesmo) para poder provar a sua identidade perante a polícia.

Os postos fronteiriços abertos por via terrestre são apenas aqueles que ligam a Arménia à Geórgia e ao Irão. As fronteiras com a Turquia e com o Azerbaijão estão fechadas.

Vistos

Os cidadãos portugueses não necessitam de visto de entrada, podendo permanecer no país pelo prazo de 180 dias num período de 1 ano.

Restrições Aduaneiras

Fazer sair do país livros antigos, pinturas, tapetes e outros elementos que podem estar classificados como património nacional requer uma autorização especial do Ministério da Cultura.

 

Condições de segurança

A ameaça terrorista é baixa, devendo-se contudo evitar áreas públicas frequentadas por expatriados e estrangeiros. O índice de criminalidade é reduzido. Atenção a carteiristas. Evitar levar juntos passaporte, cartões de crédito e títulos de viagem.

Desaconselha-se, em geral, viajar nas zonas de fronteira, mas muito em especial na fronteira com o Azerbaijão, onde persiste uma situação de risco devido ao diferendo que opõe os dois países pelo território separatista do Nagorno-y-Karabakh. Apesar do cessar-fogo de 1994, registam-se incidentes com alguma frequência.

Após a repressão violenta de manifestações em Erevan, em Março de 2008, a situação no país é agora estável. Em qualquer circunstância, os cidadãos nacionais que pretendam deslocar-se à Arménia deverão informar-se da evolução dos últimos acontecimentos no país, devido à possibilidade de actos isolados de instabilidade.

Números de telefone de emergência:

- Bombeiros: 101;
- Polícia: 102;
- Ambulância: 103.

 

Transportes

Transporte aéreo

Os procedimentos de manutenção das aeronaves nem sempre são respeitados. Se possível utilize os serviços de uma companhia aérea europeia.

Transporte rodoviário

Os condutores devem possuir carta de Condução Internacional.

Segurança rodoviária

As estradas encontram-se em mau estado, particularmente nos meses mais frios, sendo de algum risco viajar na zona montanhosa nessa altura. A condução é usualmente pouco disciplinada.

Transporte ferroviário

A rede ferroviária tem deficiências de manutenção e está frequentemente sobrelotada. É aconselhável não viajar sozinho e em qualquer circunstância a bagagem não deve ser abandonada e a porta do compartimento fechada por dentro.

 

Alojamento

Existe uma boa oferta de alojamento, desde residenciais a hotéis de luxo. Fora dos centros urbanos deve ser evitado alojamento em estabelecimentos hoteleiros de categoria inferior a 3 estrelas.

 

Cuidados de saúde

No início da viagem deverá ser contratado um seguro médico com cobertura total de eventuais tratamentos médicos e de acidentes, incluindo a possibilidade de repatriamento. Existem diversas clínicas e hospitais privados em Erevan, alguns dos quais internacionais, que são contudo bastante dispendiosos. No resto do país, os cuidados médicos podem ser limitados.

É recomendável ter vacinas em dia contra a difteria, tétano, hepatite A e B e raiva.
As farmácias funcionam 24 horas nos grandes centros urbanos.

Endereços dos principais hospitais e clínicas

- Centro Médico Europeu: Vazgen Sargsyan Street 3/1, AM-375010, Yerevan – Tel. (00374) 1540003 – Fax. (00374) 1540940.

 

Telecomunicações

Prefixo do país: 374 (Erevan 10);
Para Chamadas Internacionais: + 374 10;
Para chamadas locais: 010.

Alguns operadores de telemóveis: Beeline (Vimpelcom); Oranje; Viva Cell (MTS).

 

Informações úteis

Para informação completa e actual sobre as condições de entrada e saída (bem como condições gerais e específicas do país) deverá consultar as autoridades arménias:
- Embaixada da Arménia acreditada em Portugal (Embaixada da Arménia em Roma): http:// www.ambasciataarmena.it/.
- Ministério dos Negócios Estrangeiros da Arménia: http: www.mfa.am/en/.

Representação diplomática:

Não existe representação diplomática portuguesa na Arménia, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Moscovo - http://www.portaldascomunidades.mne.pt

Os nacionais residentes na Arménia deverão registar-se na Embaixada de Portugal em Moscovo.

Consulado Honorário em Erevan
Consul Honorário: Samuel Samuelyan
Sidon Travel LLC, Nalbandyan 25/14, office 81
0001 Erevean, Arménia
Telefone: + 374 10522 967
Email: samsamuelyan@gmail.com

Informações / contactos eventuais na área do Turismo e Negócios poderão ser obtidas junto da Secção Comercial (AICEP) da Embaixada de Portugal em Moscovo (aicep.moscow@portugalglobal.pt).

Em caso de emergência consular, um cidadão nacional pode solicitar protecção a qualquer Embaixada da UE representada no país.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: - http://www.portaldascomunidades.mne.pt
Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: - http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/.

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail