Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Argentina

 

Última atualização: 2016-03-07

 

Nota importante
 

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Informação Geral

Clima

As estações estão diametralmente opostas em relação a Portugal.

Na área da capital, o clima é temperado, com quatro estações, semelhante ao de Lisboa, embora o Inverno tenda a ser mais frio e o Verão mais quente e húmido. Dada a extensão do país, registam-se grandes variações climáticas entre regiões, com temperaturas mais altas no Norte e muito mais baixas no Sul ou nas montanhas andinas.

Língua

A língua oficial é o castelhano.

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o peso.

A moeda internacional de referência é o dólar americano, normalmente aceite nos bancos e casas de câmbio locais. Os bancos e casas de câmbios atendem de segunda a sexta-feira das 10 às 15 horas. São aceites os cartões de crédito reconhecidos internacionalmente como, por exemplo, American Express, Diners, Master Card ou Visa. Existe uma numerosa rede de caixas ATM.

 

Regime de entrada e estada

Existe um apertado controlo de segurança nos aeroportos, portos e fronteiras terrestres que têm provocado a detenção de cidadãos argentinos e estrangeiros que se preparavam para abandonar a Argentina transportando droga.

Regime de vistos

Isenção de visto para permanências não superiores a 90 dias.

Restrições aduaneiras / sanitárias à importação de produtos

A importação de animais só pode ser feita mediante prévia autorização. É estritamente proibida a importação de sementes, alimentos lácteos e fruta, bem como de explosivos, artigos inflamáveis, narcóticos e material pornográfico.

 

Condições de segurança

As condições de segurança são razoáveis. É recomendável a adoção de algumas precauções por parte de quem viaja para a Argentina. Têm-se verificado recentemente, com alguma frequência, incidentes de pequena criminalidade. Verifica-se ainda um aumento da criminalidade violenta na periferia de Buenos Aires (não se trata, contudo, de áreas turísticas). Assim, recomendam-se as seguintes precauções:
- não circular com elevadas quantias em dinheiro ou com objectos cujo valor possa chamar a atenção, em particular nas áreas de maior afluxo turístico;
- circular munido de cópias dos documentos de identificação, guardando os originais no cofre do hotel ou, pelo menos, evitar circular simultaneamente com os dois principais documentos de identificação (bilhete de identidade / cartão do cidadão e passaporte);
- evitar circular a pé durante a noite em locais com reduzido movimento e tomar autocarros à noite. Para deslocações poderá utilizar táxis ou "rádio táxis", facilmente disponíveis e mais seguros;
- não perder de vista malas e sacos mesmo que por momentos. Tem-se assistido a um aumento de roubos em que se criam distrações para que os turistas não se apercebam da ação de um outro elemento que tem como tarefa furtar os bens.

 

 

Outras informações importantes

Contactos:

-Polícia: 101 / 911;
- Bombeiros: 100;
- Emergência Médica: 107.

Desaconselha-se o consumo de alimentos adquiridos a vendedores ambulantes

O território argentino é muito susceptível à ocorrência de terramotos. O último sismo de grandes proporções (7,4 Richter) verificou-se na província de Caucete, em 1977. De realçar que no dia 01 de Fevereiro de 2011, ocorreu um terramoto de magnitude 7 na província de Santiago del Estero. Para mais informações sobre a actividade sísmica argentina, consulte o seguinte site: www.inpres.gov.ar.

 

Transportes

Quadro com a definição do tempo médio de percurso entre Buenos Aires e outras cidades do país, segundo o meio de transporte utilizado

Destino Aéreos Rodoviários Ferroviários
Bariloche 2h10m 22h00m 36h00m
Cataratas Iguaçu 1h30m 17h00m 24h00m
Córdoba 1h10m 09h00m 12h00m
Mar del Plata 0h40m 04h00m 04h00m
Rosário 0h50m 04h00m 04h00m
Salta 2h00m 15h00m 20h00m
Ushuaia 3h45m 30h00m

Viajar de avião

Aeroporto Internacional de Ezeiza, Buenos Aires; Aeroportos nacionais de Buenos Aires (Aeroparque), Córdoba, Mar del Plata, Mendoza, Rosario, Bariloche, Calafate e Ushuaia.

Viajar de carro

O número de autoestradas não é muito elevado e a circulação nas mesmas deverá ter em atenção o estado do piso e o elevado tráfego de veículos pesados. Fora da cidade de Buenos Aires deverá circular com precaução devido ao estado do asfalto das estradas, à possibilidade de cruzamento de animais e ao elevado fluxo de veículos pesados de mercadorias que circulam.

Sugere-se, quando verificar que o tanque de combustível está a metade, que ateste o depósito na primeira oportunidade possível, face á reduzida rede de estações de serviço e á ocasional ocorrência de falta de combustíveis em algumas estações.

 

Cuidados de saúde

Para quem decidir visitar zonas onde o dengue é endémico (províncias do norte da Argentina), recomenda-se o uso de substâncias repelentes e de roupa clara que cubra a pele, bem como estar atento aos primeiros sintomas da doença - febres altas, dores de cabeça, musculares ou das articulações, erupções na pele, náuseas, ou cansaço intenso.

Os riscos de propagação da doença declinam com as temperaturas.

Não é exigido qualquer certificado de vacinação, excepto contra a cólera e a febre-amarela aos passageiros procedentes de países onde aquelas doenças sejam endémicas.

Em Buenos Aires existem hospitais e clínicas privadas onde se podem obter cuidados de saúde de bom nível, mas a preços relativamente elevados. É aconselhável fazer um seguro de saúde antes de viajar.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas

- http://www.hospitalaleman.com.ar/;
- http://www.hospitalbritanico.org.ar/;
- http://www.hospitalfernandez.org.ar/;
- http://www.elizalde.gov.ar/;
- http://www.guti.gov.ar/;
- http://www.garrahan.gov.ar/;
- http://www.csanjorge.com.ar/;
- http://www.fundsancamilo.org.ar/.

 

Telecomunicações

A rede telefónica local é de boa qualidade. Existem várias empresas de serviços de comunicação por telemóvel.

Na cidade de Buenos Aires existem também, para além dos "cyber-cafés" em quantidade apreciável, "locutórios" com serviço telefónico internacional e de acesso à Internet.

Os viajantes portugueses deverão consultar, antes da sua deslocação, a empresa portuguesa prestadora de serviço telemóvel. Normalmente os telefones móveis "triband" portugueses têm "roaming" na Argentina.

 

 

Informações úteis 

Representação Diplomática: Embaixada de Portugal em Buenos Aires: http://www.embaixadaportugal.com.ar

Endereços das representações consulares portuguesas (postos, secções consulares e Postos consulares honorários ) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt

 

Embaixada da República da Argentina em Lisboa
- Endereço: Av. João Crisóstomo, 8, r/c E, 1000-178 Lisboa;
- Telefones: 217960517 (Secção Consular); 217959223 / 974702 (Chancelaria);
- Fax: 217957124 (Secção consular) / 217959225 (Chancelaria);
- Endereços de correio eletrónico: embargpi@mail.telepac.pt;

Links: http://www.migraciones.gov.ar (Direcção Nacional de Migrações)

Endereços úteis:
- www.cancilleria.gov.ar;
- www.presidencia.gov.ar;
- www.mecon.gov.ar;
- www.turismo.gov.ar;
- www.guiamundialdeviajes.com;
- www.argentina.com.ar;
- www.argentina.com.ar/mapas/;
- www.argentinaturistica.com;
- www.bna.com.ar;
- www.inpres.gov.ar;
- www.meteonet.com.ar

 

 

 

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail