Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Albânia

 

Última actualização: 2015-06-05

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Informação Geral

Capital – Tirana

Clima - Clima mediterrânico.

Língua -  Albanês e italiano.

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o Novo Lek

 

Regime de entrada e estada

Regime de vistos

Os nacionais portugueses não necessitam de visto para entradas de turismo e curta duração, apenas sendo necessária a apresentação de passaporte ou cartão de cidadão válidos.

 

Condições de segurança

A cidade de Tirana é razoavelmente segura, tal como os centros urbanos e turísticos de Saranda, Dermi e Butrinto. Ainda assim, o crime e os furtos (nomeadamente nos transportes públicos) constituem um problema em algumas zonas, pelo que se recomenda limitar o transporte de objectos de valor ou grandes somas de dinheiro.

Aconselha-se prudência no interior de país, especialmente nas áreas montanhosas, onde os serviços de assistência e socorro médico, assim como a rede viária, são bastante precários (más condições / inacabamento das vias e escassa iluminação). Não se recomenda viajar de noite, especialmente na zona Norte. São desaconselhadas as viagens ao noroeste do país, distritos de Kukes, Has e Tropoje.

No restante país devem ser adoptadas as precauções adequadas. 

Outras informações importantes

Contactos de emergência:

- Polícia de socorro: 129

 

Transportes

Viajar de avião

Aeroporto Internacional: Tirana.

 

 

Telecomunicações

Rede de Telecomunicações: Rede fixa (Telkom) de boa qualidade e três operadores de telemóveis (MTN, Vodacom e Cell C) com boa cobertura.

 

 

Cuidados de saúde

É aconselhável subscrever um seguro de saúde, pois a rede sanitária (principalmente a pública) pode revelar-se insuficiente, não estando apta para realizar intervenções mais complexas.

Vacinas Recomendadas: Hepatite A e B, difteria, tétano, tifo e poliomielite.

O acesso aos medicamentos nas principais cidades é satisfatório, sendo aconselhável dirigir-se aos estabelecimentos farmacêuticos de maior dimensão e controlar sempre as datas de validade dos produtos.

Recomenda-se ainda o consumo de água engarrafada e a lavagem prévia de frutas e legumes. Desaconselha-se o consumo de pratos confeccionados com alimentos crus e de carne picada.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas:

Hygeia Hospital de Tirana: Tel. 00355 42390000, Emergência 00355 42323000 - Fax 00355 42388996 – Correio electrónico: info@hygeia.al.

 

 

Contactos e Informações úteis

ATENÇÃO: Os gestos correspondentes à afirmação e à negação na Albânia equivalem ao seu inverso.

Epidemia de grippe A/H1N.

Não existe representação diplomática portuguesa na Albânia, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Roma.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt

Embaixada da Albânia em Portugal:
- Embaixador: Dr. Edmund Trako;
- Endereço: Rua Joaquim António Aguiar, 74, 4º D, 1070-153 Lisboa;
- Telefones: 213863600 / 1 / 2;
- Fax: 213878586;
- Correio electrónico: embassy-portugal@embassyofalbania.com.

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/

 

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail