Portal das Comunidades Portuguesas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Afeganistão

 Última atualização: 2015-02-15

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

A organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 5 de maio de 2014, que neste momento a transmissão da poliomielite entre países constitui uma Emergência de Saúde Pública de âmbito internacional (informação disponível em http://www.who.int/mediacentre/news/statements/2014/polio-20140505/en/ ),

Para evitar a disseminação do vírus da poliomielite para outros países, a OMS determinou, temporariamente, que todos os residentes e viajantes que tenham permanecido pelo menos 4 semanas em países onde circula o vírus selvagem da poliomielite, ao saírem desses países, devem ser portadores do certificado internacional de vacinação e profilaxia, nos 12 meses anteriores à saída.

Assim, os residentes ou viajantes com permanência de pelo menos 4 semanas, que não possuírem esta prova de vacinação podem ser novamente vacinados contra a poliomielite, à saída destes países ou à entrada em países onde a poliomielite está eliminada.

Informação Geral

Desaconselham-se todas as deslocações ao Afeganistão.

Clima

Clima árido e semi-árido. Ocorrência de temperaturas elevadas no Verão e muito baixas no Inverno.

 Língua

As línguas locais são o dari e pashtoo. Nos principais hotéis também se fala inglês.

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o afegani. Encontra-se também bastante difundido no país o uso do US dólar e da rupia paquistanesa. 

Regime de entrada e estada

Regime de vistos

É necessário visto para entrar no país, o qual pode ser obtido junto de uma representação diplomática/consular do Afeganistão.

Para mais informações sobre os requisitos formais de obtenção de vistos e lista das representações diplomáticas e consulares afegãs, consultar a página http://www.mfa.gov.af/ 

 

Condições de segurança

Desconselham-se todas as deslocações ao Afeganistão. As condições de segurança são extremamente precárias. Os actos de terrorismo e as tentativas de homicídio e de rapto contra estrangeiros são frequentes.

Portugal não tem representação diplomática ou consular residente no Afeganistão, sendo os assuntos relacionados com aquele país tratados pela Embaixada de Portugal em Ancara.

Em caso de necessidade imperativa de deslocaçao ao Afeganistão, recomenda-se um contacto prévio com a Embaixada de Portugal em Ancara e/ou o Gabinete de Emergência Consular.

Numa situação de emergência no interior do Afeganistão, recomenda-se o contacto com uma das representações diplomáticas dos Estados-membros da União Europeia ali presentes, embora estas, em muitos casos, possam dar assistência consular limitada e restrita apenas à área da capital.

Outras informações importantes

O Afeganistão é um país islâmico e devem ser respeitados escrupulosamente os usos e costumes locais: não se despir em locais públicos, porte obrigatório do lenço pelas mulheres, não comer, beber ou fumar em público durante o dia no mês de Ramadão, evitar ofender culturas ou crenças religiosas.

A homossexualidade é ilegal no Afeganistão. São também proibidos o uso e a importação de narcóticos, álcool e alimentos à base de porco, bem como fotografar edifícios governamentais e instalações militares. Evite fotografar pessoas sem o seu consentimento.

 

Transportes

Viajar de avião

Aeroporto Internacional -Cabul. As companhias aéreas afegãs estão proibidas de aterrar na União Europeia.

Viajar de carro

As estradas são perigosas e devem ser evitadas quaisquer deslocações em viaturas sem segurança ou em transportes colectivos.

Cuidados de saúde

A rede sanitária é extremamente deficiente nas principais cidades e praticamente inexistente no resto do país.

É recomendável a vacinação contra a Hepatite, Febre Tifóide, Tétano e Raiva.

Deve evitar-se o contacto com águas paradas e a ingestão de salada e outros alimentos crus. É recomendado apenas o consumo de água engarrafada, inclusive para lavar os dentes.

Recomenda-se a realização antecipada de seguros privados com cobertura para tratamentos médicos e acidentes.

Telecomunicações

Rede de telecomunicações extremamente deficiente.

Informações úteis

Não existe representaçao diplomática portuguesa no Afeganistão. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Ancara, Turquia.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:

Livro do Corpo Diplomático Acreditado em Lisboa

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:

- http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail